O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72758 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban |
id |
UFPR_f24f9049a09ab118047a573e407fffa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72758 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kmiecik, Daniele Sikora, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUrban, Ana Claudia, 1967-2022-02-21T17:38:50Z2022-02-21T17:38:50Z2020https://hdl.handle.net/1884/72758Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2020Inclui referências: p. 151-160Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo de Aprendizagem Histórica e formação da consciência histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, em narrativas históricas na forma de desenho, tomando por referência a perspectiva da história difícil (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) no campo da Educação Histórica. A partir do estruturismo metodológico (LLOYD, 1995), de uma abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012) e objetivos compatíveis com a pesquisa descritiva e interpretativa, investigou o processo de Aprendizagem Histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, do Colégio Estadual Professora Iria Borges de Macedo, situado no município de Campo Magro - Paraná. Adotou procedimentos que a classificam como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considerando em seu processo inicial, práticas empíricas exploratórias e em seu estudo principal, o movimento teórico-metodológico da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020). A análise dos dados da fase exploratória, considerou alguns elementos presentes na análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise de discurso (ORLANDI, 1999) e no estudo principal, a teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). A pesquisa revelou como os jovens estudantes mobilizam e articulam elementos da cultura escolar (FORQUIN, 1993), da cultura juvenil (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) e da cultura histórica (RÜSEN, 1994) no processo de construção de narrativas históricas em forma de desenho, expressando assim sua consciência histórica e atribuindo sentido à vida prática.Abstract: This research aimed to the investigation of the Historical Learning process and formation of the historical conscience of young high school students, in historical narratives in the form of drawing, taking as a reference the perspective of the Burdening History (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) in the field of Historical Education. From a qualitative approach (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012), and objectives compatible with descriptive and interpretive research, investigated the Historical Learning process of young high school students, aged between 15 and 18 years old, from the Teacher Iria Borges de Macedo State High School, located in the city of Campo Magro, in the state of Paraná. Adopted procedures that classify it as action research (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considering in its initial process exploratory practices and in its main study, the theoretical-methodological movement of the Historical Class (SCHMIDT, 2020). Data analysis considers elements present in content analysis (BARDIN, 2011), discourse analysis (ORLANDI, 1999) and theory of historical consciousness (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). The research revealed how young students mobilize and articulate elements of school culture (FORQUIN, 1993), youth culture (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) and historical culture (RÜSEN, 1994) in the process of building historical narratives expressing in drawing form, thus expressing their historical conscience and giving meaning to practical life.1 arquivo (172 p.) : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoHistória (Ensino médio)Conhecimento e aprendizagemDidaticaAprendizagem - Recursos audiovisuaisEducaçãoO desenho como narrativa e a aprendizagem históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELE SIKORA KMIECIK.pdfapplication/pdf10722613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72758/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20SIKORA%20KMIECIK.pdff3561ef94b3d2eb1c88d72bd97ae56b6MD51open access1884/727582022-02-21 14:38:51.041open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T17:38:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
title |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
spellingShingle |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica Kmiecik, Daniele Sikora, 1976- Historia - Estudo e ensino História (Ensino médio) Conhecimento e aprendizagem Didatica Aprendizagem - Recursos audiovisuais Educação |
title_short |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
title_full |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
title_fullStr |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
title_full_unstemmed |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
title_sort |
O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica |
author |
Kmiecik, Daniele Sikora, 1976- |
author_facet |
Kmiecik, Daniele Sikora, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kmiecik, Daniele Sikora, 1976- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Urban, Ana Claudia, 1967- |
contributor_str_mv |
Urban, Ana Claudia, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia - Estudo e ensino História (Ensino médio) Conhecimento e aprendizagem Didatica Aprendizagem - Recursos audiovisuais Educação |
topic |
Historia - Estudo e ensino História (Ensino médio) Conhecimento e aprendizagem Didatica Aprendizagem - Recursos audiovisuais Educação |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T17:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-21T17:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72758 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (172 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72758/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20SIKORA%20KMIECIK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3561ef94b3d2eb1c88d72bd97ae56b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860637841686528 |