AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Angélica Tomazeli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cassamali, Annie da Silva, de Castro, Leidiane Bino, Dutra, Quezia Pains, Stinguel, Lorayne, Werner, Elias Terra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1202
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a importância e a eficácia das aulas práticas na aprendizagem significativa dos alunos do ensino médio. Para isto, foram aplicadas aulas com o conteúdo carboidratos para quatro turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Alegre-ES. Na turma I foi aplicado somente aula prática, na II aula teórica, na III prática + teórica, necessariamente nesta ordem, e por último, na turma IV aplicado teórica + prática, respectivamente, sendo que ao final das aulas aplicou-se uma avaliação com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Os pontos discutidos em ambas as aulas foram os mesmos, e participaram da pesquisa 106 alunos ao todo. A partir dos resultados obtidos observamos que a turma em que foi ministrado a aula prática apresentou um maior rendimento na avaliação, quando comparada aos outros métodos utilizados. A aula teórica foi a que apresentou os menores valores para a avaliação aplicada. As associações destas aulas não tiveram diferença significativa na ordem de aplicação. Portanto as aulas práticas apresentam maior eficácia no ensino deste conteúdo.
id UNIVAP-1_2be672e6020b0c2d967c0498ea8c58c4
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1202
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIAEnsino médioatividades práticascarboidratoslaboratórioexperimento.O objetivo deste trabalho foi verificar a importância e a eficácia das aulas práticas na aprendizagem significativa dos alunos do ensino médio. Para isto, foram aplicadas aulas com o conteúdo carboidratos para quatro turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Alegre-ES. Na turma I foi aplicado somente aula prática, na II aula teórica, na III prática + teórica, necessariamente nesta ordem, e por último, na turma IV aplicado teórica + prática, respectivamente, sendo que ao final das aulas aplicou-se uma avaliação com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Os pontos discutidos em ambas as aulas foram os mesmos, e participaram da pesquisa 106 alunos ao todo. A partir dos resultados obtidos observamos que a turma em que foi ministrado a aula prática apresentou um maior rendimento na avaliação, quando comparada aos outros métodos utilizados. A aula teórica foi a que apresentou os menores valores para a avaliação aplicada. As associações destas aulas não tiveram diferença significativa na ordem de aplicação. Portanto as aulas práticas apresentam maior eficácia no ensino deste conteúdo.IBICT2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/120210.18066/revistaunivap.v22i40.1202Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 569Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5692237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1202/975Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Angélica TomazeliCassamali, Annie da Silvade Castro, Leidiane BinoDutra, Quezia PainsStinguel, LorayneWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1202Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
title AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
da Silva, Angélica Tomazeli
Ensino médio
atividades práticas
carboidratos
laboratório
experimento.
title_short AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_full AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_fullStr AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_sort AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
author da Silva, Angélica Tomazeli
author_facet da Silva, Angélica Tomazeli
Cassamali, Annie da Silva
de Castro, Leidiane Bino
Dutra, Quezia Pains
Stinguel, Lorayne
Werner, Elias Terra
author_role author
author2 Cassamali, Annie da Silva
de Castro, Leidiane Bino
Dutra, Quezia Pains
Stinguel, Lorayne
Werner, Elias Terra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Angélica Tomazeli
Cassamali, Annie da Silva
de Castro, Leidiane Bino
Dutra, Quezia Pains
Stinguel, Lorayne
Werner, Elias Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
atividades práticas
carboidratos
laboratório
experimento.
topic Ensino médio
atividades práticas
carboidratos
laboratório
experimento.
description O objetivo deste trabalho foi verificar a importância e a eficácia das aulas práticas na aprendizagem significativa dos alunos do ensino médio. Para isto, foram aplicadas aulas com o conteúdo carboidratos para quatro turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Alegre-ES. Na turma I foi aplicado somente aula prática, na II aula teórica, na III prática + teórica, necessariamente nesta ordem, e por último, na turma IV aplicado teórica + prática, respectivamente, sendo que ao final das aulas aplicou-se uma avaliação com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Os pontos discutidos em ambas as aulas foram os mesmos, e participaram da pesquisa 106 alunos ao todo. A partir dos resultados obtidos observamos que a turma em que foi ministrado a aula prática apresentou um maior rendimento na avaliação, quando comparada aos outros métodos utilizados. A aula teórica foi a que apresentou os menores valores para a avaliação aplicada. As associações destas aulas não tiveram diferença significativa na ordem de aplicação. Portanto as aulas práticas apresentam maior eficácia no ensino deste conteúdo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1202
10.18066/revistaunivap.v22i40.1202
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1202
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1202/975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 569
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 569
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042288785883136