PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andressa Rose Castro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Dannila Coelho Maranhão, Mendes, Efraim de Lucas Lima, Lima, Manoel de Jesus de Aquino, Santos, Mats Vilandel Gonçalves dos, Chaves, José Alberto Pestana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo despertar no aluno da educação básica, especialmente do ensino médio, a melhor compreensão da química, enquanto ciência experimental, pela realização de aulas práticas e o registro em vídeo desses experimentos. Para a maioria dos estudantes, a química é reconhecida como uma disciplina de difícil compreensão, que não desperta o interesse quanto à assimilação dos conteúdos, o que vem acarretando resultados negativos em relação à repetência e abandono por parte de uma grande quantidade de alunos matriculados na rede pública do nosso estado. Dessa forma, este trabalho apresenta a química de uma maneira diferente: aplicada, contextualizada, trabalhada pelo aluno, através de experimentos simples, rápidos, gravadas em vídeos para futuras postagens na internet ou para apresentação em sala de aula aos demais alunos da série.Palavras-chave: Química. Ensino médio. Experimentos.VIDEO PRODUCTION AS AN EDUCATION TOOL FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSESAbstract: This work aims at arousing in students of basic education, especially in high school students, a better understanding of chemistry as an experimental science, by conducting practical classes and video recording of those experiments. For most students, chemistry is recognized as a subject of difficult understanding, that does not arouse interest on the assimilation of the contents, which has been causing negative results regarding failure and abandonment by a large number of students enrolled in public schools of Maranhão State. Thus, this paper presents chemistry in a different way: applied, contextualized, worked by the student through simple experiments, fast, and recorded on video for future posts on the internet or for presentation in classrooms to other students in the grade.Keywords: Chemistry. High School. ExperimentsCLASES DE PRODUCCIÓN VIDEO EDUCACIÓN COMO HERRAMIENTA DE LA QUÍMICA EN LA DISCIPLINA ESCOLARResumen: Este trabajo tiene como objetivo despertar la educación básica de los estudiantes, especialmente en la educación secundaria, una mejor comprensión de la química como un experimento científico, para larealización de las clases prácticas y grabación de vídeo de estos experimentos. Para la mayoría de los estudiantes, la química es reconocido como un tema difícil de entender, no despierta el interés en la asimilación de los contenidos, que ha estado causando resultados negativos con respecto al fracaso y abandono por parte de un gran número de alumnos matriculados en las escuelas públicas de nuestro estado. Por lo tanto, este trabajo se presenta la composición química de una manera diferente: aplicada, contextualizado, elaborado por el estudiante a través de experimentos sencillos y rápidos, grabadas en vídeo para futuros posts en Internet o para su presentación en clase con otros estudiantes en el grado.Palabras clave: Química. La escuela secundaria. Experimentos.
id UFMA-5_b17053caf4fcdad6c0efa4886f4ebd6b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1770
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIOQuímica. Ensino médio. Experimentos.O presente trabalho tem por objetivo despertar no aluno da educação básica, especialmente do ensino médio, a melhor compreensão da química, enquanto ciência experimental, pela realização de aulas práticas e o registro em vídeo desses experimentos. Para a maioria dos estudantes, a química é reconhecida como uma disciplina de difícil compreensão, que não desperta o interesse quanto à assimilação dos conteúdos, o que vem acarretando resultados negativos em relação à repetência e abandono por parte de uma grande quantidade de alunos matriculados na rede pública do nosso estado. Dessa forma, este trabalho apresenta a química de uma maneira diferente: aplicada, contextualizada, trabalhada pelo aluno, através de experimentos simples, rápidos, gravadas em vídeos para futuras postagens na internet ou para apresentação em sala de aula aos demais alunos da série.Palavras-chave: Química. Ensino médio. Experimentos.VIDEO PRODUCTION AS AN EDUCATION TOOL FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSESAbstract: This work aims at arousing in students of basic education, especially in high school students, a better understanding of chemistry as an experimental science, by conducting practical classes and video recording of those experiments. For most students, chemistry is recognized as a subject of difficult understanding, that does not arouse interest on the assimilation of the contents, which has been causing negative results regarding failure and abandonment by a large number of students enrolled in public schools of Maranhão State. Thus, this paper presents chemistry in a different way: applied, contextualized, worked by the student through simple experiments, fast, and recorded on video for future posts on the internet or for presentation in classrooms to other students in the grade.Keywords: Chemistry. High School. ExperimentsCLASES DE PRODUCCIÓN VIDEO EDUCACIÓN COMO HERRAMIENTA DE LA QUÍMICA EN LA DISCIPLINA ESCOLARResumen: Este trabajo tiene como objetivo despertar la educación básica de los estudiantes, especialmente en la educación secundaria, una mejor comprensión de la química como un experimento científico, para larealización de las clases prácticas y grabación de vídeo de estos experimentos. Para la mayoría de los estudiantes, la química es reconocido como un tema difícil de entender, no despierta el interés en la asimilación de los contenidos, que ha estado causando resultados negativos con respecto al fracaso y abandono por parte de un gran número de alumnos matriculados en las escuelas públicas de nuestro estado. Por lo tanto, este trabajo se presenta la composición química de una manera diferente: aplicada, contextualizado, elaborado por el estudiante a través de experimentos sencillos y rápidos, grabadas en vídeo para futuros posts en Internet o para su presentación en clase con otros estudiantes en el grado.Palabras clave: Química. La escuela secundaria. Experimentos.Universidade Federal do Maranhão2013-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/177010.18764/2178-2229.v20n.especialp145-148Cadernos de Pesquisa; v. 20, n. especial, 20132178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770/2607Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Andressa Rose CastroRocha, Dannila Coelho MaranhãoMendes, Efraim de Lucas LimaLima, Manoel de Jesus de AquinoSantos, Mats Vilandel Gonçalves dosChaves, José Alberto Pestana2019-02-04T15:48:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1770Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2019-02-04T15:48:25Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
title PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Costa, Andressa Rose Castro
Química. Ensino médio. Experimentos.
title_short PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
title_full PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
author Costa, Andressa Rose Castro
author_facet Costa, Andressa Rose Castro
Rocha, Dannila Coelho Maranhão
Mendes, Efraim de Lucas Lima
Lima, Manoel de Jesus de Aquino
Santos, Mats Vilandel Gonçalves dos
Chaves, José Alberto Pestana
author_role author
author2 Rocha, Dannila Coelho Maranhão
Mendes, Efraim de Lucas Lima
Lima, Manoel de Jesus de Aquino
Santos, Mats Vilandel Gonçalves dos
Chaves, José Alberto Pestana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andressa Rose Castro
Rocha, Dannila Coelho Maranhão
Mendes, Efraim de Lucas Lima
Lima, Manoel de Jesus de Aquino
Santos, Mats Vilandel Gonçalves dos
Chaves, José Alberto Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Química. Ensino médio. Experimentos.
topic Química. Ensino médio. Experimentos.
description O presente trabalho tem por objetivo despertar no aluno da educação básica, especialmente do ensino médio, a melhor compreensão da química, enquanto ciência experimental, pela realização de aulas práticas e o registro em vídeo desses experimentos. Para a maioria dos estudantes, a química é reconhecida como uma disciplina de difícil compreensão, que não desperta o interesse quanto à assimilação dos conteúdos, o que vem acarretando resultados negativos em relação à repetência e abandono por parte de uma grande quantidade de alunos matriculados na rede pública do nosso estado. Dessa forma, este trabalho apresenta a química de uma maneira diferente: aplicada, contextualizada, trabalhada pelo aluno, através de experimentos simples, rápidos, gravadas em vídeos para futuras postagens na internet ou para apresentação em sala de aula aos demais alunos da série.Palavras-chave: Química. Ensino médio. Experimentos.VIDEO PRODUCTION AS AN EDUCATION TOOL FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSESAbstract: This work aims at arousing in students of basic education, especially in high school students, a better understanding of chemistry as an experimental science, by conducting practical classes and video recording of those experiments. For most students, chemistry is recognized as a subject of difficult understanding, that does not arouse interest on the assimilation of the contents, which has been causing negative results regarding failure and abandonment by a large number of students enrolled in public schools of Maranhão State. Thus, this paper presents chemistry in a different way: applied, contextualized, worked by the student through simple experiments, fast, and recorded on video for future posts on the internet or for presentation in classrooms to other students in the grade.Keywords: Chemistry. High School. ExperimentsCLASES DE PRODUCCIÓN VIDEO EDUCACIÓN COMO HERRAMIENTA DE LA QUÍMICA EN LA DISCIPLINA ESCOLARResumen: Este trabajo tiene como objetivo despertar la educación básica de los estudiantes, especialmente en la educación secundaria, una mejor comprensión de la química como un experimento científico, para larealización de las clases prácticas y grabación de vídeo de estos experimentos. Para la mayoría de los estudiantes, la química es reconocido como un tema difícil de entender, no despierta el interés en la asimilación de los contenidos, que ha estado causando resultados negativos con respecto al fracaso y abandono por parte de un gran número de alumnos matriculados en las escuelas públicas de nuestro estado. Por lo tanto, este trabajo se presenta la composición química de una manera diferente: aplicada, contextualizado, elaborado por el estudiante a través de experimentos sencillos y rápidos, grabadas en vídeo para futuros posts en Internet o para su presentación en clase con otros estudiantes en el grado.Palabras clave: Química. La escuela secundaria. Experimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770
10.18764/2178-2229.v20n.especialp145-148
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v20n.especialp145-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770/2607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 20, n. especial, 2013
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799705301310504960