INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 |
Resumo: | A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos. |
id |
UNIVAP-1_47ed8c23ad5451c87d552a3df969dc93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIOinterdisciplinaridadeprática pedagógicaensino médiocontextualizaçãoInterdisciplinaridadeA interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.IBICT2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médioapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73710.18066/revistaunivap.v22i40.737Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1012237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mariana SpalaLordeiro, Mariana AparecidaCastro, Lorena SouzaSantos, EsdrasMalaquias, João Otávio da SilvaFerreira, Laís Amorimde Freitas, Erika Aparecida SilvaWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO Corrêa, Mariana Spala interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
author |
Corrêa, Mariana Spala |
author_facet |
Corrêa, Mariana Spala Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
author_role |
author |
author2 |
Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mariana Spala Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
topic |
interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
description |
A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042286534590464 |