ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Coêlho dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa, Bruno José, do Canto, Josi Zanette, da Silva, Juarez Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874
Resumo: O Ensino de Ciências encontra-se atualmente condicionado a um sistema de ensino ineficaz, com baixo aproveitamento, alto desinteresse dos alunos e pobre em atividades de investigação e experimentação prática. A necessidade por inovação é uma constante. Este estudo apresenta o desenvolvimento de conteúdos digitais, utilizados nas aulas de Ciências, na Educação Básica, por intermédio da construção de um espaço de investigação virtual, com integração de atividades inspiradas no modelo de Aprendizagem Baseada em Investigação (ABInv), Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e experimentação prática em Laboratórios Virtuais e Remotos (LVR). Esta pesquisa pauta-se na descrição e discussão do processo de construção do espaço de investigação virtual aqui proposto. Dos resultados obtidos foi possível identificar dificuldades, como, baixo acervo de laboratórios on-line disponíveis e difícil adequação das atividades e conteúdo ao modelo. Em contrapartida a proposta apresenta-se como uma inovação tecnoeducativa em potencial, podendo ser propulsora de ensino de qualidade, como também despertar no aluno o interesse pela ciência.
id UNIVAP-1_7caf2077c838f8016ea133df39dbe857
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1874
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEAInovação tecnoeducativaaprendizagem baseada em investigaçãolaboratórios virtuaislaboratórios remotos.O Ensino de Ciências encontra-se atualmente condicionado a um sistema de ensino ineficaz, com baixo aproveitamento, alto desinteresse dos alunos e pobre em atividades de investigação e experimentação prática. A necessidade por inovação é uma constante. Este estudo apresenta o desenvolvimento de conteúdos digitais, utilizados nas aulas de Ciências, na Educação Básica, por intermédio da construção de um espaço de investigação virtual, com integração de atividades inspiradas no modelo de Aprendizagem Baseada em Investigação (ABInv), Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e experimentação prática em Laboratórios Virtuais e Remotos (LVR). Esta pesquisa pauta-se na descrição e discussão do processo de construção do espaço de investigação virtual aqui proposto. Dos resultados obtidos foi possível identificar dificuldades, como, baixo acervo de laboratórios on-line disponíveis e difícil adequação das atividades e conteúdo ao modelo. Em contrapartida a proposta apresenta-se como uma inovação tecnoeducativa em potencial, podendo ser propulsora de ensino de qualidade, como também despertar no aluno o interesse pela ciência.IBICT2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/187410.18066/revistaunivap.v24i44.1874Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 54-68Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 54-682237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v24i45reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/1461https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/1906https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/191010.18066/revistaunivap.v24i44.1874.s63510.18066/revistaunivap.v24i44.1874.s645Copyright (c) 2018 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aline Coêlho dosde Sousa, Bruno Josédo Canto, Josi Zanetteda Silva, Juarez Bento2018-06-29T10:34:12Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1874Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2018-06-29T10:34:12Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
title ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
Santos, Aline Coêlho dos
Inovação tecnoeducativa
aprendizagem baseada em investigação
laboratórios virtuais
laboratórios remotos.
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA
author Santos, Aline Coêlho dos
author_facet Santos, Aline Coêlho dos
de Sousa, Bruno José
do Canto, Josi Zanette
da Silva, Juarez Bento
author_role author
author2 de Sousa, Bruno José
do Canto, Josi Zanette
da Silva, Juarez Bento
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Coêlho dos
de Sousa, Bruno José
do Canto, Josi Zanette
da Silva, Juarez Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação tecnoeducativa
aprendizagem baseada em investigação
laboratórios virtuais
laboratórios remotos.
topic Inovação tecnoeducativa
aprendizagem baseada em investigação
laboratórios virtuais
laboratórios remotos.
description O Ensino de Ciências encontra-se atualmente condicionado a um sistema de ensino ineficaz, com baixo aproveitamento, alto desinteresse dos alunos e pobre em atividades de investigação e experimentação prática. A necessidade por inovação é uma constante. Este estudo apresenta o desenvolvimento de conteúdos digitais, utilizados nas aulas de Ciências, na Educação Básica, por intermédio da construção de um espaço de investigação virtual, com integração de atividades inspiradas no modelo de Aprendizagem Baseada em Investigação (ABInv), Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e experimentação prática em Laboratórios Virtuais e Remotos (LVR). Esta pesquisa pauta-se na descrição e discussão do processo de construção do espaço de investigação virtual aqui proposto. Dos resultados obtidos foi possível identificar dificuldades, como, baixo acervo de laboratórios on-line disponíveis e difícil adequação das atividades e conteúdo ao modelo. Em contrapartida a proposta apresenta-se como uma inovação tecnoeducativa em potencial, podendo ser propulsora de ensino de qualidade, como também despertar no aluno o interesse pela ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874
10.18066/revistaunivap.v24i44.1874
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v24i44.1874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/1461
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/1906
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874/1910
10.18066/revistaunivap.v24i44.1874.s635
10.18066/revistaunivap.v24i44.1874.s645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 54-68
Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 54-68
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v24i45
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042290986844160