A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Lopes da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Duarte, Thais P. P. Jerônimo, Silva, Aline de Fátima Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110
Resumo: Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos. 
id UNIVAP-1_a010777f35f989f639c9027cbe765239
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/110
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”telenovelasmerchandising socialteoria do agenda settingTeledramaturgia Brasileira.Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos. IBICT2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise comparada de telenovelasapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/11010.18066/revunivap.v19i33.110Revista Univap; Vol. 19 No. 33 (2013): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 35-51Revista Univap; v. 19 n. 33 (2013): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 35-512237-17531517-327510.18066/revunivap.v19i33reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110/139Silva, Anderson Lopes daDuarte, Thais P. P. JerônimoSilva, Aline de Fátima Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-13T17:54:16Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/110Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2023-01-13T17:54:16Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
title A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
Silva, Anderson Lopes da
telenovelas
merchandising social
teoria do agenda setting
Teledramaturgia Brasileira.
title_short A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
title_full A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
title_sort A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
author Silva, Anderson Lopes da
author_facet Silva, Anderson Lopes da
Duarte, Thais P. P. Jerônimo
Silva, Aline de Fátima Siqueira
author_role author
author2 Duarte, Thais P. P. Jerônimo
Silva, Aline de Fátima Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Lopes da
Duarte, Thais P. P. Jerônimo
Silva, Aline de Fátima Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv telenovelas
merchandising social
teoria do agenda setting
Teledramaturgia Brasileira.
topic telenovelas
merchandising social
teoria do agenda setting
Teledramaturgia Brasileira.
description Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise comparada de telenovelas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110
10.18066/revunivap.v19i33.110
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110
identifier_str_mv 10.18066/revunivap.v19i33.110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110/139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 19 No. 33 (2013): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 35-51
Revista Univap; v. 19 n. 33 (2013): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 35-51
2237-1753
1517-3275
10.18066/revunivap.v19i33
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042284813877248