A física da radiação no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Cristina Silveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2784
Resumo: Este trabalho enquadra-se no curso de Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e tem como objetivo a identificação de zonas de incidência de concentração de radão, superiores ao limite máximo permitido por lei, no interior da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. As escolas são abrangidas pelo Decreto – Lei 79/2006, que regulamenta que as concentrações máximas de referência de poluentes no interior dos edifícios existentes abrangidos são 400 Bq/m3 para o gás radão, sendo a sua pesquisa obrigatória apenas em edifícios construídos em zonas graníticas, nomeadamente nos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco. A Escola, escolhida para a realização do estudo, localiza-se na cidade da Covilhã, no distrito de Castelo Branco. Esta cidade está localizada, na encosta da Serra da Estrela, a cerca de 20 Km do ponto mais alto de Portugal Continental, a torre. A fim de se poder estudar a concentração de radão existente na escola, foram colocados detetores CR-39 em locais diferentes da escola, que estiveram expostos durante 59 dias. Uma vez que este trabalho foi realizado em ambiente escolar e com a colaboração dos alunos do Clube de Física e Química, para além do levantamento dosimétrico da Escola realizaram-se outras experiências relacionadas com o tema Radiação Ambiente, nomeadamente a repetição da experiência de Becquerel. Embora a Física Moderna seja uma presença constante no nosso quotidiano, os nossos currículos continuam a incidir preferencialmente na Física Clássica. Por este motivo pretendeu-se, também, fazer um levantamento do grau de conhecimento que a comunidade escolar tem sobre a Física das Radiações. Este estudo foi realizado através de um inquérito, constituído por várias questões relacionadas com os diferentes tipos de radiação, suas aplicações e medidas de segurança, aplicado na comunidade escolar. Os dados recolhidos foram tratados e analisados recorrendo a um programa de estatística Statistical Package for Social Sciences (SPSS), verificou-se que os conhecimentos nesta área são obscuros.
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