CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade |
id |
UNIVAP-1_ecd76d2238522e7482408d4d4479cea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/941 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIASInterdisciplinaridadeCiênciaSustentabilidadeContextualizaçãoInclusão.Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidadeIBICT2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/94110.18066/revistaunivap.v22i40.941Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 4132237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941/796Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraves, Julio CesarTsujimoto, Laís RangelRoque, Zuleika Stefânia Sabino2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/941Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
title |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS Graves, Julio Cesar Interdisciplinaridade Ciência Sustentabilidade Contextualização Inclusão. |
title_short |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
title_full |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS |
author |
Graves, Julio Cesar |
author_facet |
Graves, Julio Cesar Tsujimoto, Laís Rangel Roque, Zuleika Stefânia Sabino |
author_role |
author |
author2 |
Tsujimoto, Laís Rangel Roque, Zuleika Stefânia Sabino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graves, Julio Cesar Tsujimoto, Laís Rangel Roque, Zuleika Stefânia Sabino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ciência Sustentabilidade Contextualização Inclusão. |
topic |
Interdisciplinaridade Ciência Sustentabilidade Contextualização Inclusão. |
description |
Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941 10.18066/revistaunivap.v22i40.941 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941/796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287663906816 |