CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graves, Julio Cesar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tsujimoto, Laís Rangel, Roque, Zuleika Stefânia Sabino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade
id UNIVAP-1_ecd76d2238522e7482408d4d4479cea0
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/941
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIASInterdisciplinaridadeCiênciaSustentabilidadeContextualizaçãoInclusão.Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidadeIBICT2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/94110.18066/revistaunivap.v22i40.941Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 4132237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941/796Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraves, Julio CesarTsujimoto, Laís RangelRoque, Zuleika Stefânia Sabino2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/941Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
title CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
spellingShingle CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
Graves, Julio Cesar
Interdisciplinaridade
Ciência
Sustentabilidade
Contextualização
Inclusão.
title_short CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
title_full CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
title_fullStr CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
title_sort CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
author Graves, Julio Cesar
author_facet Graves, Julio Cesar
Tsujimoto, Laís Rangel
Roque, Zuleika Stefânia Sabino
author_role author
author2 Tsujimoto, Laís Rangel
Roque, Zuleika Stefânia Sabino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graves, Julio Cesar
Tsujimoto, Laís Rangel
Roque, Zuleika Stefânia Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ciência
Sustentabilidade
Contextualização
Inclusão.
topic Interdisciplinaridade
Ciência
Sustentabilidade
Contextualização
Inclusão.
description Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941
10.18066/revistaunivap.v22i40.941
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/941/796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 413
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287663906816