CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart Palma, Giovanna Vivian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Vânia Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1705
Resumo: Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo  “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a  criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.
id UNIVAP-1_ee75ad928e737924fb344a5832bc6870
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1705
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEOConsumidorContemporâneoRetrôCaféConsumoEste artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo  “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a  criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.IBICT2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo e quantitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/170510.18066/revistaunivap.v22i40.1705Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 857Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 8572237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1705/1314Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart Palma, Giovanna Viviande Oliveira, Vânia Braz2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1705Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
title CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
spellingShingle CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
Goulart Palma, Giovanna Vivian
Consumidor
Contemporâneo
Retrô
Café
Consumo
title_short CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
title_full CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
title_fullStr CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
title_sort CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
author Goulart Palma, Giovanna Vivian
author_facet Goulart Palma, Giovanna Vivian
de Oliveira, Vânia Braz
author_role author
author2 de Oliveira, Vânia Braz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart Palma, Giovanna Vivian
de Oliveira, Vânia Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Contemporâneo
Retrô
Café
Consumo
topic Consumidor
Contemporâneo
Retrô
Café
Consumo
description Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo  “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a  criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quantitativo e quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1705
10.18066/revistaunivap.v22i40.1705
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1705
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1705/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 857
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 857
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042290501353472