CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Daniel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zampieri Ipolito, Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2502
Resumo: A análise de livros didáticos é representativa do sistema educacional, pois os livros são a base do conteúdo escolar efetivo. Este estudo analisou qualitativamente 44 coleções de livros didáticos de Física, utilizados na escola secundária brasileira nos últimos cem anos. Foram observados os aspectos característicos das coleções e suas ênfases curriculares, referentes à forma de abordar os temas. Os objetivos foram identificar eventos históricos como causadores de mudanças no ensino de Física e estudar a transposição didática presente nesses livros ao longo do tempo. Foi possível estabelecer sete eras paradigmáticas para os livros, bem como os eventos de ruptura. As rupturas resultaram mais de ações do Poder Executivo do que de decisões do Legislativo. A transposição didática variou em cada período. Na década de 1920, valorizavam-se práticas técnicas e experimentais contemporâneas. Entre as décadas de 1930 e 1950, observou-se recuo a um cientificismo descolado da prática científica. Nos anos 1960, o conteúdo diminuiu e a variedade de ênfases aumentou. Nas décadas de 1970 e 1980, nova redução de conteúdo, visando preparar para os vestibulares. Em fins da década de 1980, inicia-se uma transição, com adaptação dos livros existentes. Em fins dos anos 1990, novidades, como LDB, parâmetros curriculares e Enem, dirigiram o ensino de Física à formação de competências. Alterações do Enem em 2009 levaram à apresentação de ciência útil e contextualizada, com reforço conteudista. Novas ênfases curriculares no ensino de Física brasileiro poderão ser resultado da adoção da Base Nacional Comum Curricular.
id UNIVAP-1_f4ee1eeb1f90e625bad298cb13c38163
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2502
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOSEnsino médioHistória do ensino de Físicalivros didáticos.História do Ensino de Física.A análise de livros didáticos é representativa do sistema educacional, pois os livros são a base do conteúdo escolar efetivo. Este estudo analisou qualitativamente 44 coleções de livros didáticos de Física, utilizados na escola secundária brasileira nos últimos cem anos. Foram observados os aspectos característicos das coleções e suas ênfases curriculares, referentes à forma de abordar os temas. Os objetivos foram identificar eventos históricos como causadores de mudanças no ensino de Física e estudar a transposição didática presente nesses livros ao longo do tempo. Foi possível estabelecer sete eras paradigmáticas para os livros, bem como os eventos de ruptura. As rupturas resultaram mais de ações do Poder Executivo do que de decisões do Legislativo. A transposição didática variou em cada período. Na década de 1920, valorizavam-se práticas técnicas e experimentais contemporâneas. Entre as décadas de 1930 e 1950, observou-se recuo a um cientificismo descolado da prática científica. Nos anos 1960, o conteúdo diminuiu e a variedade de ênfases aumentou. Nas décadas de 1970 e 1980, nova redução de conteúdo, visando preparar para os vestibulares. Em fins da década de 1980, inicia-se uma transição, com adaptação dos livros existentes. Em fins dos anos 1990, novidades, como LDB, parâmetros curriculares e Enem, dirigiram o ensino de Física à formação de competências. Alterações do Enem em 2009 levaram à apresentação de ciência útil e contextualizada, com reforço conteudista. Novas ênfases curriculares no ensino de Física brasileiro poderão ser resultado da adoção da Base Nacional Comum Curricular.IBICT2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/250210.18066/revistaunivap.v27i56.2502Revista Univap; Vol. 27 No. 56 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753Revista Univap; v. 27 n. 56 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-17532237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v27i56reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2502/1670Copyright (c) 2021 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, DanielZampieri Ipolito, Michelle2021-10-26T15:33:54Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2502Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2021-10-26T15:33:54Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
title CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
spellingShingle CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Perdigão, Daniel
Ensino médio
História do ensino de Física
livros didáticos.
História do Ensino de Física.
title_short CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
title_full CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
title_fullStr CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
title_sort CEM ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
author Perdigão, Daniel
author_facet Perdigão, Daniel
Zampieri Ipolito, Michelle
author_role author
author2 Zampieri Ipolito, Michelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Daniel
Zampieri Ipolito, Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
História do ensino de Física
livros didáticos.
História do Ensino de Física.
topic Ensino médio
História do ensino de Física
livros didáticos.
História do Ensino de Física.
description A análise de livros didáticos é representativa do sistema educacional, pois os livros são a base do conteúdo escolar efetivo. Este estudo analisou qualitativamente 44 coleções de livros didáticos de Física, utilizados na escola secundária brasileira nos últimos cem anos. Foram observados os aspectos característicos das coleções e suas ênfases curriculares, referentes à forma de abordar os temas. Os objetivos foram identificar eventos históricos como causadores de mudanças no ensino de Física e estudar a transposição didática presente nesses livros ao longo do tempo. Foi possível estabelecer sete eras paradigmáticas para os livros, bem como os eventos de ruptura. As rupturas resultaram mais de ações do Poder Executivo do que de decisões do Legislativo. A transposição didática variou em cada período. Na década de 1920, valorizavam-se práticas técnicas e experimentais contemporâneas. Entre as décadas de 1930 e 1950, observou-se recuo a um cientificismo descolado da prática científica. Nos anos 1960, o conteúdo diminuiu e a variedade de ênfases aumentou. Nas décadas de 1970 e 1980, nova redução de conteúdo, visando preparar para os vestibulares. Em fins da década de 1980, inicia-se uma transição, com adaptação dos livros existentes. Em fins dos anos 1990, novidades, como LDB, parâmetros curriculares e Enem, dirigiram o ensino de Física à formação de competências. Alterações do Enem em 2009 levaram à apresentação de ciência útil e contextualizada, com reforço conteudista. Novas ênfases curriculares no ensino de Física brasileiro poderão ser resultado da adoção da Base Nacional Comum Curricular.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2502
10.18066/revistaunivap.v27i56.2502
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2502
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v27i56.2502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2502/1670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 27 No. 56 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
Revista Univap; v. 27 n. 56 (2021): Revista Univap online - ISSN 2237-1753
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v27i56
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042291560415232