A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hashizume, Cristina Miyuki
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952
Resumo: O cuidado em saúde se configura como ‘processo’ dinâmico, nos quais profissionais e usuários são atravessados por determinantes externos que influenciam suas ações. A partir de uma compreensão epistêmica da cartografia discutiremos linhas de compreensão sobre o fenômeno saúde/educação, destacando os processos de subjetivação dos indivíduos, as linhas duras, flexíveis e linhas de fuga como possibilidades de compreensão da realidade. Articulando os autores Foucault, Deleuze, Guattari e Baremblitt, este ensaio se propõe a compreender o processo de produção e reprodução da vida, como se dá o modo de constituição da educação e saúde em relação à configuração do Estado e dos modos de governar no capitalismo, incluindo a regulação sobre o corpo coletivo, social e sobre os corpos dos indivíduos que se fez (e faz), entre outros, por meio da medicalização das sociedades e da população. Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão na pesquisa cartográfica e seu território de atuação, aplicando, especificamente nos grupos para discutir a implementação de classes hospitalares, dificuldades, avaliação dos programas de formação e autopercepção desses profissionais sobre sua atuação. Nossa pesquisa cartográfica reconhece a importância da formação em trabalho para profissionais de formação técnica, acreditando nesse espaço de construção de conhecimento efetivo como importante para a tomada de decisões estratégicas pela gestão pública em saúde. Ao reconhecermos a compreensão como uma metodologia de acesso à realidade e ao ideário sobre o tema, cartografamos movimentos titubeantes, ancorados em representações sobre a realidade, contextos sócio-políticos e relações de saber e poder nas instituições estudadas.
id UNIVASF-1_073aedc076404a98deb08fe4319f3947
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/952
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDEPesquisa qualitativaPesquisa em educaçãoO cuidado em saúde se configura como ‘processo’ dinâmico, nos quais profissionais e usuários são atravessados por determinantes externos que influenciam suas ações. A partir de uma compreensão epistêmica da cartografia discutiremos linhas de compreensão sobre o fenômeno saúde/educação, destacando os processos de subjetivação dos indivíduos, as linhas duras, flexíveis e linhas de fuga como possibilidades de compreensão da realidade. Articulando os autores Foucault, Deleuze, Guattari e Baremblitt, este ensaio se propõe a compreender o processo de produção e reprodução da vida, como se dá o modo de constituição da educação e saúde em relação à configuração do Estado e dos modos de governar no capitalismo, incluindo a regulação sobre o corpo coletivo, social e sobre os corpos dos indivíduos que se fez (e faz), entre outros, por meio da medicalização das sociedades e da população. Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão na pesquisa cartográfica e seu território de atuação, aplicando, especificamente nos grupos para discutir a implementação de classes hospitalares, dificuldades, avaliação dos programas de formação e autopercepção desses profissionais sobre sua atuação. Nossa pesquisa cartográfica reconhece a importância da formação em trabalho para profissionais de formação técnica, acreditando nesse espaço de construção de conhecimento efetivo como importante para a tomada de decisões estratégicas pela gestão pública em saúde. Ao reconhecermos a compreensão como uma metodologia de acesso à realidade e ao ideário sobre o tema, cartografamos movimentos titubeantes, ancorados em representações sobre a realidade, contextos sócio-políticos e relações de saber e poder nas instituições estudadas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 245-2582177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952/770Hashizume, Cristina Miyukiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:02:07Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/952Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:02:07Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
title A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
spellingShingle A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Hashizume, Cristina Miyuki
Pesquisa qualitativa
Pesquisa em educação
title_short A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_full A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_fullStr A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_full_unstemmed A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_sort A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM REALIDADES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
author Hashizume, Cristina Miyuki
author_facet Hashizume, Cristina Miyuki
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hashizume, Cristina Miyuki
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa
Pesquisa em educação
topic Pesquisa qualitativa
Pesquisa em educação
description O cuidado em saúde se configura como ‘processo’ dinâmico, nos quais profissionais e usuários são atravessados por determinantes externos que influenciam suas ações. A partir de uma compreensão epistêmica da cartografia discutiremos linhas de compreensão sobre o fenômeno saúde/educação, destacando os processos de subjetivação dos indivíduos, as linhas duras, flexíveis e linhas de fuga como possibilidades de compreensão da realidade. Articulando os autores Foucault, Deleuze, Guattari e Baremblitt, este ensaio se propõe a compreender o processo de produção e reprodução da vida, como se dá o modo de constituição da educação e saúde em relação à configuração do Estado e dos modos de governar no capitalismo, incluindo a regulação sobre o corpo coletivo, social e sobre os corpos dos indivíduos que se fez (e faz), entre outros, por meio da medicalização das sociedades e da população. Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão na pesquisa cartográfica e seu território de atuação, aplicando, especificamente nos grupos para discutir a implementação de classes hospitalares, dificuldades, avaliação dos programas de formação e autopercepção desses profissionais sobre sua atuação. Nossa pesquisa cartográfica reconhece a importância da formação em trabalho para profissionais de formação técnica, acreditando nesse espaço de construção de conhecimento efetivo como importante para a tomada de decisões estratégicas pela gestão pública em saúde. Ao reconhecermos a compreensão como uma metodologia de acesso à realidade e ao ideário sobre o tema, cartografamos movimentos titubeantes, ancorados em representações sobre a realidade, contextos sócio-políticos e relações de saber e poder nas instituições estudadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/952/770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 245-258
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488528560128