A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345 |
Resumo: | A investigação realizada, descrita no presente artigo teve como objetivo compreender a importância do PIDID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial, em especial na formação do Pedagogo, bem como expor a influência do PIBID, enquanto política de formação docente. Para tal, foi desenvolvida pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com grupo de 19 bolsistas partícipes do programa no ano de 2018/2020, do subprojeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade Barbacena, do curso de Pedagogia. O cunho qualitativo refere-se a estudo bibliográfico e respostas dissertativas expostas no questionário e o quantitativo deu-se com a coleta de dados, através de meios digitais, devido ao isolamento social e o registro se fez com formulários. É sabido que cursos de graduação e licenciatura incorporam em sua grade curricular estágio supervisionado obrigatório, no entanto, fica o questionamento se apenas o estágio é suficiente na formação do licenciando. A pesquisa contribui para uma reflexão quanto às práticas do Programa Institucional de Iniciação a Docência, bem como a importância da formação continuada para reflexão pratico-teórica sobre as ações docentes na escola. |
id |
UNIVASF-1_116cf95380a8543ed2992d70fbaa4c1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1345 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTEPIBIDDocênciaFormação InicialPedagogiaA investigação realizada, descrita no presente artigo teve como objetivo compreender a importância do PIDID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial, em especial na formação do Pedagogo, bem como expor a influência do PIBID, enquanto política de formação docente. Para tal, foi desenvolvida pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com grupo de 19 bolsistas partícipes do programa no ano de 2018/2020, do subprojeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade Barbacena, do curso de Pedagogia. O cunho qualitativo refere-se a estudo bibliográfico e respostas dissertativas expostas no questionário e o quantitativo deu-se com a coleta de dados, através de meios digitais, devido ao isolamento social e o registro se fez com formulários. É sabido que cursos de graduação e licenciatura incorporam em sua grade curricular estágio supervisionado obrigatório, no entanto, fica o questionamento se apenas o estágio é suficiente na formação do licenciando. A pesquisa contribui para uma reflexão quanto às práticas do Programa Institucional de Iniciação a Docência, bem como a importância da formação continuada para reflexão pratico-teórica sobre as ações docentes na escola.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345/905Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Curcio, Rafaela Hill Fávero, Cristina2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1345Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
title |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE de Lima Curcio, Rafaela PIBID Docência Formação Inicial Pedagogia |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
author |
de Lima Curcio, Rafaela |
author_facet |
de Lima Curcio, Rafaela Hill Fávero, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Hill Fávero, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima Curcio, Rafaela Hill Fávero, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Docência Formação Inicial Pedagogia |
topic |
PIBID Docência Formação Inicial Pedagogia |
description |
A investigação realizada, descrita no presente artigo teve como objetivo compreender a importância do PIDID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial, em especial na formação do Pedagogo, bem como expor a influência do PIBID, enquanto política de formação docente. Para tal, foi desenvolvida pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com grupo de 19 bolsistas partícipes do programa no ano de 2018/2020, do subprojeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade Barbacena, do curso de Pedagogia. O cunho qualitativo refere-se a estudo bibliográfico e respostas dissertativas expostas no questionário e o quantitativo deu-se com a coleta de dados, através de meios digitais, devido ao isolamento social e o registro se fez com formulários. É sabido que cursos de graduação e licenciatura incorporam em sua grade curricular estágio supervisionado obrigatório, no entanto, fica o questionamento se apenas o estágio é suficiente na formação do licenciando. A pesquisa contribui para uma reflexão quanto às práticas do Programa Institucional de Iniciação a Docência, bem como a importância da formação continuada para reflexão pratico-teórica sobre as ações docentes na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345/905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro” 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489101082624 |