O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538 |
Resumo: | O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia. |
id |
UESB-8_e514120a96ea8108e6894e3bd726c68e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5538 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIADocência; Formação Inicial; PIBID.O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/553810.22481/rid-uesb.v3i2.5538Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 42 - 542525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538/4198JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DESANTOS, NANDYARA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5538Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
title |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
spellingShingle |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE Docência; Formação Inicial; PIBID. |
title_short |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
title_full |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
title_fullStr |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
title_sort |
O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA |
author |
JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE |
author_facet |
JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE SANTOS, NANDYARA SOUZA |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, NANDYARA SOUZA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE SANTOS, NANDYARA SOUZA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência; Formação Inicial; PIBID. |
topic |
Docência; Formação Inicial; PIBID. |
description |
O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538 10.22481/rid-uesb.v3i2.5538 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v3i2.5538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538/4198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 42 - 54 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187218927616 |