O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, NANDYARA SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538
Resumo: O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.
id UESB-8_e514120a96ea8108e6894e3bd726c68e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5538
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIADocência; Formação Inicial; PIBID.O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/553810.22481/rid-uesb.v3i2.5538Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 42 - 542525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538/4198JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DESANTOS, NANDYARA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5538Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
title O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
spellingShingle O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE
Docência; Formação Inicial; PIBID.
title_short O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
title_full O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
title_fullStr O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
title_full_unstemmed O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
title_sort O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA
author JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE
author_facet JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE
SANTOS, NANDYARA SOUZA
author_role author
author2 SANTOS, NANDYARA SOUZA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE
SANTOS, NANDYARA SOUZA
dc.subject.por.fl_str_mv Docência; Formação Inicial; PIBID.
topic Docência; Formação Inicial; PIBID.
description O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538
10.22481/rid-uesb.v3i2.5538
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i2.5538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538/4198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 42 - 54
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187218927616