AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Moura , Andréia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Nunes , Heleno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547
Resumo: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição comportamental caracterizada por um padrão persistente de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Tendo em vista a complexidade do quadro e sua relação direta com o processo de escolarização, o conhecimento do TDAH entre professores é fundamental para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e das dificuldades associadas a ele. Esta pesquisa busca compreender as Representações sociais (RS) dos professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de São José do Belmonte sobre TDAH, no sentido de minimizar seus impactos em níveis individuais e coletivos. Esta pesquisa nos possibilitou discorrer sobre a importância da inserção de novas especialidades no âmbito educacional, entre elas o profissional de psicologia. Foram entrevistadas 15 professoras da rede municipal de São José do Belmonte-PE que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados em novembro de 2014 através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), visando emergir associações relativas à opinião dos professores diante das seguintes questões: Atenção é...; Hiperatividade é...; Déficit é...; Transtorno é... Os dados foram examinados com base no software EVOC, organizados de acordo com a técnica dos quatro quadrantes de Vergès e analisados por meio da Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2003). Muitos professores admitem ter limitações para atuar com crianças com o TDAH por não ter conhecimento teórico suficiente para discorrer com propriedade sobre o assunto, no entanto, a prática lhe permite adaptar sua metodologia às necessidades do dia a dia.
id UNIVASF-1_1928d6c47b0909610b063c61ae6276de
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/547
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAHTDAH.Representações Sociais. Enfrentamento.Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição comportamental caracterizada por um padrão persistente de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Tendo em vista a complexidade do quadro e sua relação direta com o processo de escolarização, o conhecimento do TDAH entre professores é fundamental para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e das dificuldades associadas a ele. Esta pesquisa busca compreender as Representações sociais (RS) dos professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de São José do Belmonte sobre TDAH, no sentido de minimizar seus impactos em níveis individuais e coletivos. Esta pesquisa nos possibilitou discorrer sobre a importância da inserção de novas especialidades no âmbito educacional, entre elas o profissional de psicologia. Foram entrevistadas 15 professoras da rede municipal de São José do Belmonte-PE que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados em novembro de 2014 através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), visando emergir associações relativas à opinião dos professores diante das seguintes questões: Atenção é...; Hiperatividade é...; Déficit é...; Transtorno é... Os dados foram examinados com base no software EVOC, organizados de acordo com a técnica dos quatro quadrantes de Vergès e analisados por meio da Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2003). Muitos professores admitem ter limitações para atuar com crianças com o TDAH por não ter conhecimento teórico suficiente para discorrer com propriedade sobre o assunto, no entanto, a prática lhe permite adaptar sua metodologia às necessidades do dia a dia.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 298-3132177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547/364Alves Moura , Andréia Pereira Nunes , Heleno info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-06T15:02:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/547Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-08-06T15:02:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
Alves Moura , Andréia
TDAH.
Representações Sociais. Enfrentamento.
title_short AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
title_full AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
title_sort AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE SOBRE TDAH
author Alves Moura , Andréia
author_facet Alves Moura , Andréia
Pereira Nunes , Heleno
author_role author
author2 Pereira Nunes , Heleno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Moura , Andréia
Pereira Nunes , Heleno
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH.
Representações Sociais. Enfrentamento.
topic TDAH.
Representações Sociais. Enfrentamento.
description Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição comportamental caracterizada por um padrão persistente de hiperatividade, desatenção e impulsividade. Tendo em vista a complexidade do quadro e sua relação direta com o processo de escolarização, o conhecimento do TDAH entre professores é fundamental para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e das dificuldades associadas a ele. Esta pesquisa busca compreender as Representações sociais (RS) dos professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de São José do Belmonte sobre TDAH, no sentido de minimizar seus impactos em níveis individuais e coletivos. Esta pesquisa nos possibilitou discorrer sobre a importância da inserção de novas especialidades no âmbito educacional, entre elas o profissional de psicologia. Foram entrevistadas 15 professoras da rede municipal de São José do Belmonte-PE que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados em novembro de 2014 através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), visando emergir associações relativas à opinião dos professores diante das seguintes questões: Atenção é...; Hiperatividade é...; Déficit é...; Transtorno é... Os dados foram examinados com base no software EVOC, organizados de acordo com a técnica dos quatro quadrantes de Vergès e analisados por meio da Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2003). Muitos professores admitem ter limitações para atuar com crianças com o TDAH por não ter conhecimento teórico suficiente para discorrer com propriedade sobre o assunto, no entanto, a prática lhe permite adaptar sua metodologia às necessidades do dia a dia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/547/364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 298-313
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488485568512