A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cordeiro Silva Junior , René Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985
Resumo: Este estudo traz à tona a importância de refletir sobre conceitos relacionados à Educação em Saúde e sobre o papel do professor de Biologia e áreas afins quanto à abordagem dos conteúdos do Ensino Médio de modo a transformar a escola num espaço efetivo de promoção da saúde, visto que a escola deve educar para a formação de valores e hábitos de vida mais saudáveis instrumentalizando a comunidade escolar para a intervenção individual e coletiva. O objetivo deste foi destacar a importância de trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio com práticas educativas voltadas a promoção da saúde. Esta pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir de artigos e publicações que contemplaram o tema Educação em Saúde no contexto escolar e/ou conceitos relacionados. As bases de dados utilizadas foram o Scielo, e o Google Acadêmico. Foram selecionados cinco artigos e uma dissertação de mestrado, publicados em língua portuguesa entre 2000 e 2015. Há muitas ideias em comum quanto à abordagem de conteúdos voltada para a promoção da saúde como tema transversal, como também há muito a se pesquisar, a se discutir e a se pensar quanto à formação e preparo dos profissionais da educação básica. Foi possível constatar a importância da abordagem dos conteúdos de Biologia voltada para a promoção da saúde, mas verificou-se também a necessidade de realizar atualizações nos conteúdos e currículos escolares e de cursos de formação de professores além dos projetos políticos pedagógicos. Os resultados apontam para a necessidade de dar continuidade às pesquisas sobre educação em saúde.
id UNIVASF-1_1e2971b4a6b866359b0794fdd2e2d24f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/985
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDEEducação em saúdeEnsino de BiologiaPrática educativaEste estudo traz à tona a importância de refletir sobre conceitos relacionados à Educação em Saúde e sobre o papel do professor de Biologia e áreas afins quanto à abordagem dos conteúdos do Ensino Médio de modo a transformar a escola num espaço efetivo de promoção da saúde, visto que a escola deve educar para a formação de valores e hábitos de vida mais saudáveis instrumentalizando a comunidade escolar para a intervenção individual e coletiva. O objetivo deste foi destacar a importância de trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio com práticas educativas voltadas a promoção da saúde. Esta pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir de artigos e publicações que contemplaram o tema Educação em Saúde no contexto escolar e/ou conceitos relacionados. As bases de dados utilizadas foram o Scielo, e o Google Acadêmico. Foram selecionados cinco artigos e uma dissertação de mestrado, publicados em língua portuguesa entre 2000 e 2015. Há muitas ideias em comum quanto à abordagem de conteúdos voltada para a promoção da saúde como tema transversal, como também há muito a se pesquisar, a se discutir e a se pensar quanto à formação e preparo dos profissionais da educação básica. Foi possível constatar a importância da abordagem dos conteúdos de Biologia voltada para a promoção da saúde, mas verificou-se também a necessidade de realizar atualizações nos conteúdos e currículos escolares e de cursos de formação de professores além dos projetos políticos pedagógicos. Os resultados apontam para a necessidade de dar continuidade às pesquisas sobre educação em saúde.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 20 (2019); 211-2232177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985/737Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela Cordeiro Silva Junior , René Geraldo info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-24T14:13:04Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/985Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-01-24T14:13:04Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
title A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela
Educação em saúde
Ensino de Biologia
Prática educativa
title_short A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_sort A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
author Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela
author_facet Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela
Cordeiro Silva Junior , René Geraldo
author_role author
author2 Cordeiro Silva Junior , René Geraldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Viana Moraes, Patrícia Pâmela
Cordeiro Silva Junior , René Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Ensino de Biologia
Prática educativa
topic Educação em saúde
Ensino de Biologia
Prática educativa
description Este estudo traz à tona a importância de refletir sobre conceitos relacionados à Educação em Saúde e sobre o papel do professor de Biologia e áreas afins quanto à abordagem dos conteúdos do Ensino Médio de modo a transformar a escola num espaço efetivo de promoção da saúde, visto que a escola deve educar para a formação de valores e hábitos de vida mais saudáveis instrumentalizando a comunidade escolar para a intervenção individual e coletiva. O objetivo deste foi destacar a importância de trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio com práticas educativas voltadas a promoção da saúde. Esta pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir de artigos e publicações que contemplaram o tema Educação em Saúde no contexto escolar e/ou conceitos relacionados. As bases de dados utilizadas foram o Scielo, e o Google Acadêmico. Foram selecionados cinco artigos e uma dissertação de mestrado, publicados em língua portuguesa entre 2000 e 2015. Há muitas ideias em comum quanto à abordagem de conteúdos voltada para a promoção da saúde como tema transversal, como também há muito a se pesquisar, a se discutir e a se pensar quanto à formação e preparo dos profissionais da educação básica. Foi possível constatar a importância da abordagem dos conteúdos de Biologia voltada para a promoção da saúde, mas verificou-se também a necessidade de realizar atualizações nos conteúdos e currículos escolares e de cursos de formação de professores além dos projetos políticos pedagógicos. Os resultados apontam para a necessidade de dar continuidade às pesquisas sobre educação em saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/985/737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 20 (2019); 211-223
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488537997312