EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.
id UNIVASF-1_218f3cd56e34060c34fce8ade0d752c2
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/594
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBASala de aula itinerante.Protagonismo juvenil.Lei estadual nº 11.100/2018.Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 212-2392177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594/856Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Ana PaulaGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira 2020-11-10T14:48:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/594Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:48:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
title EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
spellingShingle EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
Amaral, Ana Paula
Sala de aula itinerante.
Protagonismo juvenil.
Lei estadual nº 11.100/2018.
title_short EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
title_full EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
title_fullStr EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
title_sort EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
author Amaral, Ana Paula
author_facet Amaral, Ana Paula
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author_role author
author2 Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Paula
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula itinerante.
Protagonismo juvenil.
Lei estadual nº 11.100/2018.
topic Sala de aula itinerante.
Protagonismo juvenil.
Lei estadual nº 11.100/2018.
description Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594/856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 212-239
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488513880064