EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato. |
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EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBASala de aula itinerante.Protagonismo juvenil.Lei estadual nº 11.100/2018.Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 212-2392177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594/856Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Ana PaulaGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira 2020-11-10T14:48:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/594Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:48:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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