PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alanna Patrícia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Laísy de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525
Resumo: A discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais.
id UNIVASF-1_2e23ae02ff2a38239189f4be14cf7f25
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/525
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONALEducação InfantilAprendizagem SocioemocionalDesenvolvimento InfantilTeoria Histórico-CulturalA discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 354-3812177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525/793Souza, Alanna Patrícia RibeiroNunes, Laísy de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:03:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/525Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:03:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
title PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
spellingShingle PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
Souza, Alanna Patrícia Ribeiro
Educação Infantil
Aprendizagem Socioemocional
Desenvolvimento Infantil
Teoria Histórico-Cultural
title_short PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
title_full PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
title_fullStr PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
title_full_unstemmed PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
title_sort PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
author Souza, Alanna Patrícia Ribeiro
author_facet Souza, Alanna Patrícia Ribeiro
Nunes, Laísy de Lima
author_role author
author2 Nunes, Laísy de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alanna Patrícia Ribeiro
Nunes, Laísy de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Aprendizagem Socioemocional
Desenvolvimento Infantil
Teoria Histórico-Cultural
topic Educação Infantil
Aprendizagem Socioemocional
Desenvolvimento Infantil
Teoria Histórico-Cultural
description A discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525/793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 354-381
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488476131328