PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525 |
Resumo: | A discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais. |
id |
UNIVASF-1_2e23ae02ff2a38239189f4be14cf7f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/525 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONALEducação InfantilAprendizagem SocioemocionalDesenvolvimento InfantilTeoria Histórico-CulturalA discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 354-3812177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525/793Souza, Alanna Patrícia RibeiroNunes, Laísy de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:03:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/525Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:03:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
title |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
spellingShingle |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL Souza, Alanna Patrícia Ribeiro Educação Infantil Aprendizagem Socioemocional Desenvolvimento Infantil Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
title_full |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
title_fullStr |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
title_full_unstemmed |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
title_sort |
PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL |
author |
Souza, Alanna Patrícia Ribeiro |
author_facet |
Souza, Alanna Patrícia Ribeiro Nunes, Laísy de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Laísy de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alanna Patrícia Ribeiro Nunes, Laísy de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Aprendizagem Socioemocional Desenvolvimento Infantil Teoria Histórico-Cultural |
topic |
Educação Infantil Aprendizagem Socioemocional Desenvolvimento Infantil Teoria Histórico-Cultural |
description |
A discussão em torno do desenvolvimento e da aprendizagem de habilidades socioemocionais, recentemente, vem ganhando espaço na literatura brasileira e de forma predominante na literatura internacional, principalmente nas discussões voltadas ao contexto educacional. O presente estudo elencou a primeira infância, considerando os 6 primeiros anos de vida, para discutir a importância da aprendizagem socioemocional no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento na primeira infância. Tal discussão foi realizada através de uma explanação acerca do desenvolvimento socioemocional na primeira infância, articulando com a discussão sobre as competências socioemocionais à luz da teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Buscou descrever o que a legislação brasileira aponta como parâmetros para o contexto educacional na primeira infância, com enfoque para o currículo educacional atual, entendendo que a educação deve formar o sujeito de forma integral. Assim como discutiu a pertinência de se trabalhar as habilidades socieomocionais no contexto da Educação Infantil, como cenário potencializador da aprendizagem socioemocional. Pode-se concluir que o lúdico é um dos meios possíveis e bastante eficaz, e que por já ser um componente presente no currículo da Educação Infantil, facilita e viabiliza o trabalho de promoção do desenvolvimento socioemocional, basta que, entre outros fatores, os professores tenham consciência e conhecimento sobre a importância da educação socioemocional. E que eles, a partir disso, reconheçam e efetivem o uso do lúdico como um meio de promoção desse desenvolvimento, partindo da premissa de aliar a cognição e a emoção para proporcionar aprendizagens significativas, convidando os alunos a se envolverem e serem sujeitos ativos na construção do conhecimento e de habilidades potenciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/525/793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 354-381 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488476131328 |