PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante de Melo, Ariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Santos , Kaliny, Ramos de Araújo Souza, Débora, de Jesus Teixeira, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470
Resumo: O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. 
id UNIVASF-1_41134b8e8ed6b66cd49379ed5fd9f969
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1470
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADEMetodologia da problematização.Promoção à saúde.Educação em saúde.Método bambu.Participação popular.O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 321-3392177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470/1099Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante de Melo, ArianaAlves Santos , Kaliny Ramos de Araújo Souza, Débora de Jesus Teixeira, Giovanna 2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1470Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
title PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
spellingShingle PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
Cavalcante de Melo, Ariana
Metodologia da problematização.
Promoção à saúde.
Educação em saúde.
Método bambu.
Participação popular.
title_short PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
title_full PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
title_fullStr PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
title_full_unstemmed PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
title_sort PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
author Cavalcante de Melo, Ariana
author_facet Cavalcante de Melo, Ariana
Alves Santos , Kaliny
Ramos de Araújo Souza, Débora
de Jesus Teixeira, Giovanna
author_role author
author2 Alves Santos , Kaliny
Ramos de Araújo Souza, Débora
de Jesus Teixeira, Giovanna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante de Melo, Ariana
Alves Santos , Kaliny
Ramos de Araújo Souza, Débora
de Jesus Teixeira, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia da problematização.
Promoção à saúde.
Educação em saúde.
Método bambu.
Participação popular.
topic Metodologia da problematização.
Promoção à saúde.
Educação em saúde.
Método bambu.
Participação popular.
description O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470/1099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 321-339
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489167142912