PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470 |
Resumo: | O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. |
id |
UNIVASF-1_41134b8e8ed6b66cd49379ed5fd9f969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1470 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADEMetodologia da problematização.Promoção à saúde.Educação em saúde.Método bambu.Participação popular.O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 321-3392177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470/1099Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante de Melo, ArianaAlves Santos , Kaliny Ramos de Araújo Souza, Débora de Jesus Teixeira, Giovanna 2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1470Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
title |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
spellingShingle |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE Cavalcante de Melo, Ariana Metodologia da problematização. Promoção à saúde. Educação em saúde. Método bambu. Participação popular. |
title_short |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
title_full |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
title_fullStr |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
title_full_unstemmed |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
title_sort |
PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE |
author |
Cavalcante de Melo, Ariana |
author_facet |
Cavalcante de Melo, Ariana Alves Santos , Kaliny Ramos de Araújo Souza, Débora de Jesus Teixeira, Giovanna |
author_role |
author |
author2 |
Alves Santos , Kaliny Ramos de Araújo Souza, Débora de Jesus Teixeira, Giovanna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante de Melo, Ariana Alves Santos , Kaliny Ramos de Araújo Souza, Débora de Jesus Teixeira, Giovanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia da problematização. Promoção à saúde. Educação em saúde. Método bambu. Participação popular. |
topic |
Metodologia da problematização. Promoção à saúde. Educação em saúde. Método bambu. Participação popular. |
description |
O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470/1099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 321-339 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489167142912 |