Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Martin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Callai, Helena Copetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364
Resumo: Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores.  Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.
id UNOCHAPO-1_a9e38c6c7753337f3230fa480e130f10
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4364
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio MarquesEnfermagemensino e metodologia da problematizaçãoDiferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores.  Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/436410.22196/rp.v22i0.4364Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364/2938Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, MartinCallai, Helena Copetti2020-05-20T18:29:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4364Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
title Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
spellingShingle Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
Kuhn, Martin
Enfermagem
ensino e metodologia da problematização
title_short Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
title_full Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
title_fullStr Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
title_full_unstemmed Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
title_sort Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
author Kuhn, Martin
author_facet Kuhn, Martin
Callai, Helena Copetti
author_role author
author2 Callai, Helena Copetti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Martin
Callai, Helena Copetti
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
ensino e metodologia da problematização
topic Enfermagem
ensino e metodologia da problematização
description Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores.  Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364
10.22196/rp.v22i0.4364
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364/2938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994879799296