Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364 |
Resumo: | Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores. Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental. |
id |
UNOCHAPO-1_a9e38c6c7753337f3230fa480e130f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4364 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio MarquesEnfermagemensino e metodologia da problematizaçãoDiferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores. Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/436410.22196/rp.v22i0.4364Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364/2938Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, MartinCallai, Helena Copetti2020-05-20T18:29:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4364Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
title |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
spellingShingle |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques Kuhn, Martin Enfermagem ensino e metodologia da problematização |
title_short |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
title_full |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
title_fullStr |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
title_full_unstemmed |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
title_sort |
Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques |
author |
Kuhn, Martin |
author_facet |
Kuhn, Martin Callai, Helena Copetti |
author_role |
author |
author2 |
Callai, Helena Copetti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Martin Callai, Helena Copetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem ensino e metodologia da problematização |
topic |
Enfermagem ensino e metodologia da problematização |
description |
Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores. Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364 10.22196/rp.v22i0.4364 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364/2938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994879799296 |