DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Almeida, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza Tabosa Freitas, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395
Resumo: A política de educação especial no Brasil adere ao modelo inclusivo, que visualiza a escola como espaço de desenvolvimento capaz de atender as necessidades especiais de todo o alunado. Uma vez que a educação das pessoas surdas é regulada nesse viés, faz-se necessário destacar especificidades culturais e linguísticas a serem respeitadas. Dessa forma, o presente artigo objetivou compreender a concretização do direito à educação da criança surda a partir do contraste entre a política governamental vigente e as propostas educacionais defendidas pela comunidade surda. Para alcançar tal fim, foi realizada uma pesquisa utilizando o método de abordagem fenomenológico. Fez-se uso da técnica de documentação indireta, na forma de pesquisa documental e bibliográfica, e de observação direta extensiva, consistente em um questionário de perguntas abertas, tipo resposta curta. Foram questionadas quatro pessoas, a fim de se construir uma narrativa: um professor intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras) ouvinte; um professor ouvinte; um aluno ouvinte; e um aluno surdo. Dessa forma, concluiu-se que o direito à educação, consolidado mediante um processo de inclusão, evidencia discursivamente a igualdade e diversidade, categorizando propostas divergentes como antidemocráticas. Constatou-se, portanto, que, ao se limitar a socializar e integrar fisicamente o aluno surdo na escola regular, a política inclusiva falha no seu dever de promover condições para efetiva educação, contrariando os pressupostos de igualdade e respeito à diversidade que afirma defender.
id UNIVASF-1_453bb09b1beee8f31a4bc328bae656c8
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1395
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZEducação especialInclusãoSurdezDiversidadeA política de educação especial no Brasil adere ao modelo inclusivo, que visualiza a escola como espaço de desenvolvimento capaz de atender as necessidades especiais de todo o alunado. Uma vez que a educação das pessoas surdas é regulada nesse viés, faz-se necessário destacar especificidades culturais e linguísticas a serem respeitadas. Dessa forma, o presente artigo objetivou compreender a concretização do direito à educação da criança surda a partir do contraste entre a política governamental vigente e as propostas educacionais defendidas pela comunidade surda. Para alcançar tal fim, foi realizada uma pesquisa utilizando o método de abordagem fenomenológico. Fez-se uso da técnica de documentação indireta, na forma de pesquisa documental e bibliográfica, e de observação direta extensiva, consistente em um questionário de perguntas abertas, tipo resposta curta. Foram questionadas quatro pessoas, a fim de se construir uma narrativa: um professor intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras) ouvinte; um professor ouvinte; um aluno ouvinte; e um aluno surdo. Dessa forma, concluiu-se que o direito à educação, consolidado mediante um processo de inclusão, evidencia discursivamente a igualdade e diversidade, categorizando propostas divergentes como antidemocráticas. Constatou-se, portanto, que, ao se limitar a socializar e integrar fisicamente o aluno surdo na escola regular, a política inclusiva falha no seu dever de promover condições para efetiva educação, contrariando os pressupostos de igualdade e respeito à diversidade que afirma defender.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 54-872177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395/1150Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Almeida, Maria de FátimaSouza Tabosa Freitas, Rita de Cássia2022-10-04T10:49:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1395Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T10:49:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
title DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
spellingShingle DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
Andrade Almeida, Maria de Fátima
Educação especial
Inclusão
Surdez
Diversidade
title_short DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
title_full DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
title_fullStr DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
title_full_unstemmed DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
title_sort DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE A SURDEZ
author Andrade Almeida, Maria de Fátima
author_facet Andrade Almeida, Maria de Fátima
Souza Tabosa Freitas, Rita de Cássia
author_role author
author2 Souza Tabosa Freitas, Rita de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Almeida, Maria de Fátima
Souza Tabosa Freitas, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão
Surdez
Diversidade
topic Educação especial
Inclusão
Surdez
Diversidade
description A política de educação especial no Brasil adere ao modelo inclusivo, que visualiza a escola como espaço de desenvolvimento capaz de atender as necessidades especiais de todo o alunado. Uma vez que a educação das pessoas surdas é regulada nesse viés, faz-se necessário destacar especificidades culturais e linguísticas a serem respeitadas. Dessa forma, o presente artigo objetivou compreender a concretização do direito à educação da criança surda a partir do contraste entre a política governamental vigente e as propostas educacionais defendidas pela comunidade surda. Para alcançar tal fim, foi realizada uma pesquisa utilizando o método de abordagem fenomenológico. Fez-se uso da técnica de documentação indireta, na forma de pesquisa documental e bibliográfica, e de observação direta extensiva, consistente em um questionário de perguntas abertas, tipo resposta curta. Foram questionadas quatro pessoas, a fim de se construir uma narrativa: um professor intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras) ouvinte; um professor ouvinte; um aluno ouvinte; e um aluno surdo. Dessa forma, concluiu-se que o direito à educação, consolidado mediante um processo de inclusão, evidencia discursivamente a igualdade e diversidade, categorizando propostas divergentes como antidemocráticas. Constatou-se, portanto, que, ao se limitar a socializar e integrar fisicamente o aluno surdo na escola regular, a política inclusiva falha no seu dever de promover condições para efetiva educação, contrariando os pressupostos de igualdade e respeito à diversidade que afirma defender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1395/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 54-87
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489131491328