SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAMACENO, Gislaine de Cássia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: HUBER, Leo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação.
id FAMA-0_f90a90a7f29f4fcfd4266d3c33c4086f
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/32
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIALSurdez. Linguagem. Inclusão social.Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMADAMACENO, Gislaine de CássiaHUBER, Leo2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32/32Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/32Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.29Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
title SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
spellingShingle SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
DAMACENO, Gislaine de Cássia
Surdez. Linguagem. Inclusão social.
title_short SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
title_full SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
title_fullStr SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
title_full_unstemmed SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
title_sort SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
author DAMACENO, Gislaine de Cássia
author_facet DAMACENO, Gislaine de Cássia
HUBER, Leo
author_role author
author2 HUBER, Leo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DAMACENO, Gislaine de Cássia
HUBER, Leo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez. Linguagem. Inclusão social.
topic Surdez. Linguagem. Inclusão social.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação.
description Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32/32
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926461304832