SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação. |
id |
FAMA-0_f90a90a7f29f4fcfd4266d3c33c4086f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/32 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIALSurdez. Linguagem. Inclusão social.Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMADAMACENO, Gislaine de CássiaHUBER, Leo2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32/32Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/32Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.29Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
title |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
spellingShingle |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL DAMACENO, Gislaine de Cássia Surdez. Linguagem. Inclusão social. |
title_short |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
title_full |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
title_fullStr |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
title_sort |
SURDEZ: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL |
author |
DAMACENO, Gislaine de Cássia |
author_facet |
DAMACENO, Gislaine de Cássia HUBER, Leo |
author_role |
author |
author2 |
HUBER, Leo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAMACENO, Gislaine de Cássia HUBER, Leo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez. Linguagem. Inclusão social. |
topic |
Surdez. Linguagem. Inclusão social. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação. |
description |
Este artigo tem como objetivo contribuir positivamente para ampliar a visão da sociedade e das instituições educativas sobre a questão de igualdade e de oportunidade, principalmente quando se trata de alunos surdos. Pretende-se questionar sobre a inclusão de crianças com deficiências de surdez e como estão sendo adquiridas a linguagem e a inclusão social. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua em que se usa o gesto abrangendo as necessidades das pessoas surdas, foi instituída no Brasil como língua oficial; é ensinada em instituições de atendimento a alunos que apresentam a surdez e é cada vez mais presente, por meio dos intérpretes em Libras, em ambientes inclusivos, programas de televisão, eventos educacionais, dentre outros espaços sociais. A LDB é clara quando diz que se devem incluir os alunos com necessidades especiais em salas de aula e escolas regulares, portanto deve-se fazer uma reflexão clara acerca de que tipo de pensamentos deve-se ter para incluir todos, sem distinção de quociente intelectual, capacidade mental e física. Essa tendência pela educação integrada ampliou-se com a criação de salas de recursos para a integração do aluno deficiente sensorial e com a criação de classes especiais para aluno com qualquer tipo de deficiência. O estudo tem caráter descritivo, com pesquisa bibliográfica em livros de pesquisadores sobre o tema. Concluiu-se que a cidadania é um direito democrático de igualdade dos direitos no âmbito da universidade de todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926461304832 |