Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Courel Maurício, Karina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cabestré Amorim, Gabriely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440
Resumo: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência nas escolas regulares, a Educação Inclusiva, é aquela que agrega os sujeitos respeitando suas diferenças, culturas e historicidade. A Educação Especial sendo uma modalidade que perpassa todos os níveis e etapas, também está presente na Educação Infantil, que atende a Primeira Infância. Este estudo teve como objetivo investigar a perspectiva de professores quanto ao atendimento oferecido aos bebês e crianças Surdas nos Centros de Educação Infantil - CEIs. Para isto foi elaborado e aplicado um questionário sobre a temática a 30 professores, funcionários de CEIs da rede Municipal da Prefeitura de São Paulo, sendo as 30, mulheres, com idades entre 21 e 50 anos, da região do Butantã. Os resultados desta pesquisa mostraram a opinião e a preocupação desses professores em relação à Educação Inclusiva, a importância de sua participação na construção de uma educação de qualidade, e sua insegurança quanto a sua formação para uma atuação que  otimize as potencialidades de todos os sujeitos. 
id UFMS-2_3152094b775188ed381a019b7f1f339a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/4440
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças SurdasEducação Especial. Inclusão. Infância. Surdez. Formação de professores.A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência nas escolas regulares, a Educação Inclusiva, é aquela que agrega os sujeitos respeitando suas diferenças, culturas e historicidade. A Educação Especial sendo uma modalidade que perpassa todos os níveis e etapas, também está presente na Educação Infantil, que atende a Primeira Infância. Este estudo teve como objetivo investigar a perspectiva de professores quanto ao atendimento oferecido aos bebês e crianças Surdas nos Centros de Educação Infantil - CEIs. Para isto foi elaborado e aplicado um questionário sobre a temática a 30 professores, funcionários de CEIs da rede Municipal da Prefeitura de São Paulo, sendo as 30, mulheres, com idades entre 21 e 50 anos, da região do Butantã. Os resultados desta pesquisa mostraram a opinião e a preocupação desses professores em relação à Educação Inclusiva, a importância de sua participação na construção de uma educação de qualidade, e sua insegurança quanto a sua formação para uma atuação que  otimize as potencialidades de todos os sujeitos.  Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 165-1782358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440/4660https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440/6658Courel Maurício, KarinaCabestré Amorim, Gabrielyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/4440Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
title Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
spellingShingle Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
Courel Maurício, Karina
Educação Especial. Inclusão. Infância. Surdez. Formação de professores.
title_short Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
title_full Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
title_fullStr Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
title_full_unstemmed Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
title_sort Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas
author Courel Maurício, Karina
author_facet Courel Maurício, Karina
Cabestré Amorim, Gabriely
author_role author
author2 Cabestré Amorim, Gabriely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Courel Maurício, Karina
Cabestré Amorim, Gabriely
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Inclusão. Infância. Surdez. Formação de professores.
topic Educação Especial. Inclusão. Infância. Surdez. Formação de professores.
description A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência nas escolas regulares, a Educação Inclusiva, é aquela que agrega os sujeitos respeitando suas diferenças, culturas e historicidade. A Educação Especial sendo uma modalidade que perpassa todos os níveis e etapas, também está presente na Educação Infantil, que atende a Primeira Infância. Este estudo teve como objetivo investigar a perspectiva de professores quanto ao atendimento oferecido aos bebês e crianças Surdas nos Centros de Educação Infantil - CEIs. Para isto foi elaborado e aplicado um questionário sobre a temática a 30 professores, funcionários de CEIs da rede Municipal da Prefeitura de São Paulo, sendo as 30, mulheres, com idades entre 21 e 50 anos, da região do Butantã. Os resultados desta pesquisa mostraram a opinião e a preocupação desses professores em relação à Educação Inclusiva, a importância de sua participação na construção de uma educação de qualidade, e sua insegurança quanto a sua formação para uma atuação que  otimize as potencialidades de todos os sujeitos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440/4660
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440/6658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 165-178
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246282391552