IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Barreto, Iolanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros da Silva Gomes, Jorilene, José dos Santos Machado, Charliton, Silva, Fabiana Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317
Resumo: Este trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo.
id UNIVASF-1_4ab296ea0e6fedd4d988123a723bed3b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1317
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBAEducadoraMemóriaParaíbaEste trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 496-5172177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317/1097Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Barreto, Iolanda Barros da Silva Gomes, JorileneJosé dos Santos Machado, CharlitonSilva, Fabiana Sena2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1317Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
title IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
spellingShingle IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
de Sousa Barreto, Iolanda
Educadora
Memória
Paraíba
title_short IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
title_full IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
title_fullStr IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
title_full_unstemmed IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
title_sort IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
author de Sousa Barreto, Iolanda
author_facet de Sousa Barreto, Iolanda
Barros da Silva Gomes, Jorilene
José dos Santos Machado, Charliton
Silva, Fabiana Sena
author_role author
author2 Barros da Silva Gomes, Jorilene
José dos Santos Machado, Charliton
Silva, Fabiana Sena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Barreto, Iolanda
Barros da Silva Gomes, Jorilene
José dos Santos Machado, Charliton
Silva, Fabiana Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Educadora
Memória
Paraíba
topic Educadora
Memória
Paraíba
description Este trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317/1097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 496-517
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489093742592