IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317 |
Resumo: | Este trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo. |
id |
UNIVASF-1_4ab296ea0e6fedd4d988123a723bed3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1317 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBAEducadoraMemóriaParaíbaEste trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 496-5172177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317/1097Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Barreto, Iolanda Barros da Silva Gomes, JorileneJosé dos Santos Machado, CharlitonSilva, Fabiana Sena2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1317Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
title |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
spellingShingle |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA de Sousa Barreto, Iolanda Educadora Memória Paraíba |
title_short |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
title_full |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
title_fullStr |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
title_full_unstemmed |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
title_sort |
IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA |
author |
de Sousa Barreto, Iolanda |
author_facet |
de Sousa Barreto, Iolanda Barros da Silva Gomes, Jorilene José dos Santos Machado, Charliton Silva, Fabiana Sena |
author_role |
author |
author2 |
Barros da Silva Gomes, Jorilene José dos Santos Machado, Charliton Silva, Fabiana Sena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa Barreto, Iolanda Barros da Silva Gomes, Jorilene José dos Santos Machado, Charliton Silva, Fabiana Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadora Memória Paraíba |
topic |
Educadora Memória Paraíba |
description |
Este trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 496-517 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489093742592 |