UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238 |
Resumo: | O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985), Charlot (2006), Faria, Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes. Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico da Educação Infantil, com experiências, suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho de documentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantil produzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos. |
id |
UNIVASF-1_5387839ad6ce0bbc75083bc2734149bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1238 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTESEducação. Crianças. Infâncias.O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985), Charlot (2006), Faria, Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes. Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico da Educação Infantil, com experiências, suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho de documentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantil produzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 374-4002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238/864Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges dos Santos, Cristielede Borba Pugens , Natália Vital Avelino Filha, BernadethConte, Elaine 2020-11-10T17:02:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1238Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
title |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
spellingShingle |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES Borges dos Santos, Cristiele Educação. Crianças. Infâncias. |
title_short |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
title_full |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
title_fullStr |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
title_full_unstemmed |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
title_sort |
UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES |
author |
Borges dos Santos, Cristiele |
author_facet |
Borges dos Santos, Cristiele de Borba Pugens , Natália Vital Avelino Filha, Bernadeth Conte, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
de Borba Pugens , Natália Vital Avelino Filha, Bernadeth Conte, Elaine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges dos Santos, Cristiele de Borba Pugens , Natália Vital Avelino Filha, Bernadeth Conte, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Crianças. Infâncias. |
topic |
Educação. Crianças. Infâncias. |
description |
O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985), Charlot (2006), Faria, Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes. Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico da Educação Infantil, com experiências, suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho de documentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantil produzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238/864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 374-400 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489054945280 |