A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Leonardo Henrique Brandão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.
id UNIVASF-1_5416a1faa9d380ee7e34c01b5e92ffbb
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1764
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTEHabilitamentosProcessos de AtividadeNarrativasAprendizagemEste artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 286-3102177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1632https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1499Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Leonardo Henrique Brandão2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1764Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
title A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
spellingShingle A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
Monteiro, Leonardo Henrique Brandão
Habilitamentos
Processos de Atividade
Narrativas
Aprendizagem
title_short A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
title_full A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
title_fullStr A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
title_sort A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
author Monteiro, Leonardo Henrique Brandão
author_facet Monteiro, Leonardo Henrique Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Leonardo Henrique Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Habilitamentos
Processos de Atividade
Narrativas
Aprendizagem
topic Habilitamentos
Processos de Atividade
Narrativas
Aprendizagem
description Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1632
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1499
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 286-310
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486887538688