A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente. |
id |
UNIVASF-1_5416a1faa9d380ee7e34c01b5e92ffbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1764 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTEHabilitamentosProcessos de AtividadeNarrativasAprendizagemEste artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 286-3102177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1632https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1499Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Leonardo Henrique Brandão2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1764Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
title |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
spellingShingle |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE Monteiro, Leonardo Henrique Brandão Habilitamentos Processos de Atividade Narrativas Aprendizagem |
title_short |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
title_full |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
title_fullStr |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
title_full_unstemmed |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
title_sort |
A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE |
author |
Monteiro, Leonardo Henrique Brandão |
author_facet |
Monteiro, Leonardo Henrique Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Leonardo Henrique Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilitamentos Processos de Atividade Narrativas Aprendizagem |
topic |
Habilitamentos Processos de Atividade Narrativas Aprendizagem |
description |
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1632 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764/1499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 286-310 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486887538688 |