INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205 |
Resumo: | De acordo com a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, no 1º ano na área de Ciências deve ser abordado o conteúdo sobre o movimento aparente do sol a partir da observação da sombra projetada dos objetos iluminados pela luz solar. Como pré-requisito importante para abordagem desse conteúdo destaca-se a introdução do conceito de sombra. Apresentamos neste trabalho uma sequência didática para investigação da formação da sombra de objetos geradas primeiramente a partir da iluminação interna nos ambientes da casa dos estudantes e posteriormente observação das sombras formadas nos jardins ou visualizadas através das janelas de seus lares, considerando o momento de distanciamento social que vivemos com a Pandemia do COVID-19. A sequência didática composta de 5 atividades que foram desenvolvidas por estudantes de 1º ano de uma Escola de Uruguaiana através da modalidade de Ensino Remoto. As atividades foram desenvolvidas com entusiasmo pelos alunos que contaram com o auxílio dos pais, em uma situação de ensino-aprendizagem que propicia uma interação entre as crianças e os familiares, uma característica nova e importante que está surgindo nessa modalidade de ensino remoto. O “novo normal” que se define a partir das medidas de distanciamento social necessárias para conter a Pandemia do COVID-19 tem proporcionado um convívio familiar mais intenso tornando a família mais participativa no processo de formação da criança, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aumento do uso das tecnologias digitais pela condição do Ensino Remote é outro fator que torna mais precoce o letramento digital das crianças e que talvez cumpra um importante papel destacando que as mídias digitais não são apenas para o entretenimento, mas também para promover o processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse cenário o professor mais uma vez se torna desafiado a intermediar o processo de ensino-aprendizagem a distância e através das mídias digitais tendo que aperfeiçoar seus conhecimentos tecnológicos e sua didática de forma a atender esse momento. |
id |
UNIVASF-1_544c695c72c75a358841330ef1e27dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1205 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTOSombra.Distanciamento socialEnsino RemotoEnsino Fundamental IDe acordo com a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, no 1º ano na área de Ciências deve ser abordado o conteúdo sobre o movimento aparente do sol a partir da observação da sombra projetada dos objetos iluminados pela luz solar. Como pré-requisito importante para abordagem desse conteúdo destaca-se a introdução do conceito de sombra. Apresentamos neste trabalho uma sequência didática para investigação da formação da sombra de objetos geradas primeiramente a partir da iluminação interna nos ambientes da casa dos estudantes e posteriormente observação das sombras formadas nos jardins ou visualizadas através das janelas de seus lares, considerando o momento de distanciamento social que vivemos com a Pandemia do COVID-19. A sequência didática composta de 5 atividades que foram desenvolvidas por estudantes de 1º ano de uma Escola de Uruguaiana através da modalidade de Ensino Remoto. As atividades foram desenvolvidas com entusiasmo pelos alunos que contaram com o auxílio dos pais, em uma situação de ensino-aprendizagem que propicia uma interação entre as crianças e os familiares, uma característica nova e importante que está surgindo nessa modalidade de ensino remoto. O “novo normal” que se define a partir das medidas de distanciamento social necessárias para conter a Pandemia do COVID-19 tem proporcionado um convívio familiar mais intenso tornando a família mais participativa no processo de formação da criança, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aumento do uso das tecnologias digitais pela condição do Ensino Remote é outro fator que torna mais precoce o letramento digital das crianças e que talvez cumpra um importante papel destacando que as mídias digitais não são apenas para o entretenimento, mas também para promover o processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse cenário o professor mais uma vez se torna desafiado a intermediar o processo de ensino-aprendizagem a distância e através das mídias digitais tendo que aperfeiçoar seus conhecimentos tecnológicos e sua didática de forma a atender esse momento.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 293-3182177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205/861Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Sandra Andréa BerroDutra, Carlos Maximiliano2020-11-10T14:58:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1205Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:58:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
title |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO Maia, Sandra Andréa Berro Sombra. Distanciamento social Ensino Remoto Ensino Fundamental I |
title_short |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
title_full |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
title_sort |
INVESTIGANDO O CONCEITO DE SOMBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO |
author |
Maia, Sandra Andréa Berro |
author_facet |
Maia, Sandra Andréa Berro Dutra, Carlos Maximiliano |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Carlos Maximiliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Sandra Andréa Berro Dutra, Carlos Maximiliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sombra. Distanciamento social Ensino Remoto Ensino Fundamental I |
topic |
Sombra. Distanciamento social Ensino Remoto Ensino Fundamental I |
description |
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, no 1º ano na área de Ciências deve ser abordado o conteúdo sobre o movimento aparente do sol a partir da observação da sombra projetada dos objetos iluminados pela luz solar. Como pré-requisito importante para abordagem desse conteúdo destaca-se a introdução do conceito de sombra. Apresentamos neste trabalho uma sequência didática para investigação da formação da sombra de objetos geradas primeiramente a partir da iluminação interna nos ambientes da casa dos estudantes e posteriormente observação das sombras formadas nos jardins ou visualizadas através das janelas de seus lares, considerando o momento de distanciamento social que vivemos com a Pandemia do COVID-19. A sequência didática composta de 5 atividades que foram desenvolvidas por estudantes de 1º ano de uma Escola de Uruguaiana através da modalidade de Ensino Remoto. As atividades foram desenvolvidas com entusiasmo pelos alunos que contaram com o auxílio dos pais, em uma situação de ensino-aprendizagem que propicia uma interação entre as crianças e os familiares, uma característica nova e importante que está surgindo nessa modalidade de ensino remoto. O “novo normal” que se define a partir das medidas de distanciamento social necessárias para conter a Pandemia do COVID-19 tem proporcionado um convívio familiar mais intenso tornando a família mais participativa no processo de formação da criança, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aumento do uso das tecnologias digitais pela condição do Ensino Remote é outro fator que torna mais precoce o letramento digital das crianças e que talvez cumpra um importante papel destacando que as mídias digitais não são apenas para o entretenimento, mas também para promover o processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse cenário o professor mais uma vez se torna desafiado a intermediar o processo de ensino-aprendizagem a distância e através das mídias digitais tendo que aperfeiçoar seus conhecimentos tecnológicos e sua didática de forma a atender esse momento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1205/861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 293-318 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489038168064 |