As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colla, Rodrigo Avila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233
Resumo: Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.
id USP-71_fd26faebb75ffd2486f3a37a00a6338f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188233
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamentalICT and remote teaching: an experience in secondary educationDistance educationRemote teachingResearch in secondary educationDigital cultureICT in educationEducação a distânciaEnsino remotoIniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamentalCultura digitalTIC na educaçãoEste artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.This article presents a remote teaching pedagogical practice developed during social isolation due to the covid-19 pandemic, addressing the changes made to the Technology and Innovation plan, part of the state curriculum in Esteio, Rio Grande do Sul. Using discourse analysis on the students’ activities, confronted with their comments in class by videoconference, it seeks to understand how the proposal fostered the habit of asking questions and ICT-based research in the students. In conclusion, a student-centered development of questions and hypotheses, the initial point of any scientific study, motivates their involvement in the learning process and helps to create a research culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18823310.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-1082316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/196116https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/202394Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Collahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColla, Rodrigo Avila2024-01-12T14:03:07Zoai:revistas.usp.br:article/188233Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-12T14:03:07Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
ICT and remote teaching: an experience in secondary education
title As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
spellingShingle As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
Colla, Rodrigo Avila
Distance education
Remote teaching
Research in secondary education
Digital culture
ICT in education
Educação a distância
Ensino remoto
Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental
Cultura digital
TIC na educação
title_short As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
title_full As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
title_fullStr As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
title_full_unstemmed As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
title_sort As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
author Colla, Rodrigo Avila
author_facet Colla, Rodrigo Avila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colla, Rodrigo Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Distance education
Remote teaching
Research in secondary education
Digital culture
ICT in education
Educação a distância
Ensino remoto
Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental
Cultura digital
TIC na educação
topic Distance education
Remote teaching
Research in secondary education
Digital culture
ICT in education
Educação a distância
Ensino remoto
Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental
Cultura digital
TIC na educação
description Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/196116
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/202394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Colla
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Colla
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087006744576