As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa. |
id |
USP-71_fd26faebb75ffd2486f3a37a00a6338f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/188233 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamentalICT and remote teaching: an experience in secondary educationDistance educationRemote teachingResearch in secondary educationDigital cultureICT in educationEducação a distânciaEnsino remotoIniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamentalCultura digitalTIC na educaçãoEste artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.This article presents a remote teaching pedagogical practice developed during social isolation due to the covid-19 pandemic, addressing the changes made to the Technology and Innovation plan, part of the state curriculum in Esteio, Rio Grande do Sul. Using discourse analysis on the students’ activities, confronted with their comments in class by videoconference, it seeks to understand how the proposal fostered the habit of asking questions and ICT-based research in the students. In conclusion, a student-centered development of questions and hypotheses, the initial point of any scientific study, motivates their involvement in the learning process and helps to create a research culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18823310.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-1082316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/196116https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/202394Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Collahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColla, Rodrigo Avila2024-01-12T14:03:07Zoai:revistas.usp.br:article/188233Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-12T14:03:07Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental ICT and remote teaching: an experience in secondary education |
title |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
spellingShingle |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental Colla, Rodrigo Avila Distance education Remote teaching Research in secondary education Digital culture ICT in education Educação a distância Ensino remoto Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental Cultura digital TIC na educação |
title_short |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
title_full |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
title_fullStr |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
title_sort |
As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental |
author |
Colla, Rodrigo Avila |
author_facet |
Colla, Rodrigo Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colla, Rodrigo Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance education Remote teaching Research in secondary education Digital culture ICT in education Educação a distância Ensino remoto Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental Cultura digital TIC na educação |
topic |
Distance education Remote teaching Research in secondary education Digital culture ICT in education Educação a distância Ensino remoto Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental Cultura digital TIC na educação |
description |
Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/196116 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188233/202394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Colla https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Avila Colla https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 96-108 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087006744576 |