O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355 |
Resumo: | Nesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes. |
id |
VERACRUZ-0_31629669e7d34666585da0cf29527310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52355 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemicatençãoensino fundamentalensino remotoNesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5235510.34117/bjdv8n9-203Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63470-63483Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63470-63483Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63470-634832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355/39122Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Cristiane Ribeiro BatistaSilva, Veleida Anahi da2022-09-22T18:22:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52355Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:44.997870Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
title |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
spellingShingle |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic Matos, Cristiane Ribeiro Batista atenção ensino fundamental ensino remoto |
title_short |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
title_full |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
title_fullStr |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
title_full_unstemmed |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
title_sort |
O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic |
author |
Matos, Cristiane Ribeiro Batista |
author_facet |
Matos, Cristiane Ribeiro Batista Silva, Veleida Anahi da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Veleida Anahi da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Cristiane Ribeiro Batista Silva, Veleida Anahi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção ensino fundamental ensino remoto |
topic |
atenção ensino fundamental ensino remoto |
description |
Nesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355 10.34117/bjdv8n9-203 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355/39122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63470-63483 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63470-63483 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63470-63483 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645612624642048 |