O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cristiane Ribeiro Batista
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Veleida Anahi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355
Resumo: Nesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes.
id VERACRUZ-0_31629669e7d34666585da0cf29527310
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52355
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemicatençãoensino fundamentalensino remotoNesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5235510.34117/bjdv8n9-203Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63470-63483Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63470-63483Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63470-634832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355/39122Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Cristiane Ribeiro BatistaSilva, Veleida Anahi da2022-09-22T18:22:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52355Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:44.997870Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
title O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
spellingShingle O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
Matos, Cristiane Ribeiro Batista
atenção
ensino fundamental
ensino remoto
title_short O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
title_full O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
title_fullStr O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
title_full_unstemmed O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
title_sort O ensino remoto e os anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica vigotskyana: breves reflexões sobre o ensino remoto nas series iniciais do ensino fundamental na pandemia: Remote teaching and the beginning years of fundamental education from a vigotskyan perspective: brief reflections on remote teaching in the early grades of elementary school in pandemic
author Matos, Cristiane Ribeiro Batista
author_facet Matos, Cristiane Ribeiro Batista
Silva, Veleida Anahi da
author_role author
author2 Silva, Veleida Anahi da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Cristiane Ribeiro Batista
Silva, Veleida Anahi da
dc.subject.por.fl_str_mv atenção
ensino fundamental
ensino remoto
topic atenção
ensino fundamental
ensino remoto
description Nesse artigo temos como objetivo: realizar uma análise reflexiva sobre o ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia. Método: análise crítico-reflexiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida com materiais disponíveis em sites e em livros, por enfrentarmos a pandemia de covid-19. A pandemia que em seu bojo trouxe várias mudanças que foram requeridas e implantadas sem período de adaptação para isso. As crianças como todos no decorrer desse período foram bastante impactadas com aulas remotas e sem tempo hábil para adaptação. Elaboramos um mapa conceitual a fim de trazermos ideias concretas para fins de auxiliar no desenvolvimento das aulas remotas. Resultado: Almejamos aulas remotas desenvolvidas de maneira mais atrativas e mais criativas no que tange as crianças do ensino fundamental anos iniciais, portanto, sugerimos alternativas para essa construção pedagógica. Conclusões: Uma das mudanças mais significativas da pandemia foram as mudanças nas aulas que passaram a ocorrer remotamente e com cada aluno em sua casa, tendo todos que dispor de bons computadores, boa conexão de internet, além de espaços adequados para ministrar ou para assistir. A manutenção da atenção durante o processo de ensino aprendizagem tornou-se um desafio para os professores e pais, desafio esse que precisaremos superar para fins de estimular os educandos a cada vez se tornarem ativos e participantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355
10.34117/bjdv8n9-203
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52355/39122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cristiane Ribeiro Batista Matos, Veleida Anahi da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63470-63483
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63470-63483
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63470-63483
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645612624642048