LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054 |
Resumo: | Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino. |
id |
UNIVASF-1_63abf4c75737495508929d0adca477b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2054 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?Linguagem Tecnologias e EnsinoLetramentos DigitaisPandemia da Covid-19Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054/1578Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Vilasboas Seba, Adson LuanBotelho Magalhães, Lucilene GreiceBenacchio, Solange Aparecidada Silva, José do Carmo2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2054Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
title |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
spellingShingle |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan Linguagem Tecnologias e Ensino Letramentos Digitais Pandemia da Covid-19 |
title_short |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
title_full |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
title_fullStr |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
title_sort |
LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS? |
author |
Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan |
author_facet |
Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan Botelho Magalhães, Lucilene Greice Benacchio, Solange Aparecida da Silva, José do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Botelho Magalhães, Lucilene Greice Benacchio, Solange Aparecida da Silva, José do Carmo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan Botelho Magalhães, Lucilene Greice Benacchio, Solange Aparecida da Silva, José do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Tecnologias e Ensino Letramentos Digitais Pandemia da Covid-19 |
topic |
Linguagem Tecnologias e Ensino Letramentos Digitais Pandemia da Covid-19 |
description |
Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054/1578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486959890432 |