LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Botelho Magalhães, Lucilene Greice, Benacchio, Solange Aparecida, da Silva, José do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054
Resumo: Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.
id UNIVASF-1_63abf4c75737495508929d0adca477b8
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2054
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?Linguagem Tecnologias e EnsinoLetramentos DigitaisPandemia da Covid-19Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054/1578Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Vilasboas Seba, Adson LuanBotelho Magalhães, Lucilene GreiceBenacchio, Solange Aparecidada Silva, José do Carmo2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2054Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
title LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
spellingShingle LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan
Linguagem Tecnologias e Ensino
Letramentos Digitais
Pandemia da Covid-19
title_short LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
title_full LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
title_fullStr LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
title_full_unstemmed LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
title_sort LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?
author Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan
author_facet Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan
Botelho Magalhães, Lucilene Greice
Benacchio, Solange Aparecida
da Silva, José do Carmo
author_role author
author2 Botelho Magalhães, Lucilene Greice
Benacchio, Solange Aparecida
da Silva, José do Carmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Vilasboas Seba, Adson Luan
Botelho Magalhães, Lucilene Greice
Benacchio, Solange Aparecida
da Silva, José do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Tecnologias e Ensino
Letramentos Digitais
Pandemia da Covid-19
topic Linguagem Tecnologias e Ensino
Letramentos Digitais
Pandemia da Covid-19
description Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054/1578
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486959890432