ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial. |
id |
UNIVASF-1_64c07c8325e68c15190ff5a3f53db6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1995 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19Ensino.Estratégias de aprendizagem.Ensino remoto emergencial.A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995/1589Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolhasto, SheylaMombelli, Monica AugustaMoura, Cynthia Borges de2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1995Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
title |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 Polhasto, Sheyla Ensino. Estratégias de aprendizagem. Ensino remoto emergencial. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 |
author |
Polhasto, Sheyla |
author_facet |
Polhasto, Sheyla Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polhasto, Sheyla Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Estratégias de aprendizagem. Ensino remoto emergencial. |
topic |
Ensino. Estratégias de aprendizagem. Ensino remoto emergencial. |
description |
A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995/1589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486944161792 |