ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polhasto, Sheyla
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mombelli, Monica Augusta, Moura, Cynthia Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995
Resumo: A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.
id UNIVASF-1_64c07c8325e68c15190ff5a3f53db6f7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1995
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19Ensino.Estratégias de aprendizagem.Ensino remoto emergencial.A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995/1589Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolhasto, SheylaMombelli, Monica AugustaMoura, Cynthia Borges de2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1995Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
title ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Polhasto, Sheyla
Ensino.
Estratégias de aprendizagem.
Ensino remoto emergencial.
title_short ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
title_full ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
title_sort ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
author Polhasto, Sheyla
author_facet Polhasto, Sheyla
Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges de
author_role author
author2 Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polhasto, Sheyla
Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino.
Estratégias de aprendizagem.
Ensino remoto emergencial.
topic Ensino.
Estratégias de aprendizagem.
Ensino remoto emergencial.
description A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995/1589
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486944161792