Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Rocha, José Gladistone, da Rocha, Paulo Glício, Millare, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849
Resumo: Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país.
id UTFPR-6_8471dcc0e6055d43e38b9c39e2681462
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15849
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico DiscenteEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Rodrigues, Carlo Kleberda Rocha, José Gladistoneda Rocha, Paulo GlícioMillare, Luciana2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1584910.3895/rts.v19n57.15849Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-2051984-35261809-004410.3895/rts.v19n57reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:16Zoai:periodicos.utfpr:article/15849Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:16Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
spellingShingle Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19
title_short Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_full Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_fullStr Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_full_unstemmed Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
title_sort Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
author da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
author_facet da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
da Rocha, José Gladistone
da Rocha, Paulo Glício
Millare, Luciana
author_role author
author2 da Rocha, José Gladistone
da Rocha, Paulo Glício
Millare, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Rodrigues, Carlo Kleber
da Rocha, José Gladistone
da Rocha, Paulo Glício
Millare, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19
topic Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19
description Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849
10.3895/rts.v19n57.15849
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n57.15849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n57
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663174787072