Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 |
Resumo: | Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país. |
id |
UTFPR-6_8471dcc0e6055d43e38b9c39e2681462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15849 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico DiscenteEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Rodrigues, Carlo Kleberda Rocha, José Gladistoneda Rocha, Paulo GlícioMillare, Luciana2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1584910.3895/rts.v19n57.15849Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-2051984-35261809-004410.3895/rts.v19n57reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:16Zoai:periodicos.utfpr:article/15849Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:16Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
spellingShingle |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente da Silva Rodrigues, Carlo Kleber Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19 |
title_short |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_full |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_fullStr |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_full_unstemmed |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
title_sort |
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia do COVID-19: Desafios Existentes e Rendimento Acadêmico Discente |
author |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber |
author_facet |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Rodrigues, Carlo Kleber da Rocha, José Gladistone da Rocha, Paulo Glício Millare, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19 |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino Remoto Emergencial; Ensino Superior; COVID-19 |
description |
Este artigo traz uma análise do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior do Brasil durante a Pandemia do COVID-19. Para consecução deste objetivo, ao início, discute-se resumidamente a legislação do Ensino Remoto Emergencial no País. Em seguida, realiza-se um estudo de trabalhos recentes da literatura que abordam sobre o assunto. Por fim, como pesquisa de campo, discutem-se os resultados de discentes em duas disciplinas do curso de bacharelado em Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. As principais contribuições advindas deste trabalho são permitir identificar os principais desafios enfrentados na execução de cursos sob essa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias visando à efetividade do processo ensino-aprendizagem neste país. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 10.3895/rts.v19n57.15849 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n57.15849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15849/9762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 183-205 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663174787072 |