PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122 |
Resumo: | O presente artigo discorrerá acerca das dicotomias existentes entre a teoria e prática de professores de Geografia da Rede Pública Municipal de Juazeiro/BA. O objetivo é fazer uma analise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, visando evidenciar as dificuldades encontradas por estes profissionais na sua cotidianidade profissional. Tal pesquisa é oriunda da convivência desta pesquisadora, por mais de dois anos, ministrando Formações Continuadas para docentes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, de cunho bibliográfico e de campo, além de observação sistemática para delineamento do debate sobre os métodos e as técnicas utilizadas por tais docentes, entrelaçando com as questões didático-pedagógicas indispensáveis à sustentabilidade das práticas educativas no contexto do Semiárido baiano. Fundamentada na análise dos discursos, ficou sinalizado que apesar dos mesmos disporem de formações contínuas em serviço, existem várias barreiras a serem superadas, dentre elas, a necessidade de melhores condições de trabalho, remunerações adequadas à formação profissional, reconhecimento da relevância de trabalho integral, entre outras questões elencadas. Além disso, o que se discute muitas vezes na rede, nas formações pedagógicas, não chega a se aproximar da realidade enfrentada por tais profissionais nas suas salas de aulas, em sua maioria, desprovidos de um suporte pedagógico mais efetivo. Portanto, fica nítida a importância de criação de políticas públicas que valorizem a formação de professores visando o favorecimento de suportes metodológicos que primem por melhor ensino e aprendizagem dos discentes na componente curricular Geografia. |
id |
UNIVASF-1_687a1da6ab22e080ab4fcab5204810fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/122 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICAgeografiametodologiaspráticas docentesO presente artigo discorrerá acerca das dicotomias existentes entre a teoria e prática de professores de Geografia da Rede Pública Municipal de Juazeiro/BA. O objetivo é fazer uma analise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, visando evidenciar as dificuldades encontradas por estes profissionais na sua cotidianidade profissional. Tal pesquisa é oriunda da convivência desta pesquisadora, por mais de dois anos, ministrando Formações Continuadas para docentes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, de cunho bibliográfico e de campo, além de observação sistemática para delineamento do debate sobre os métodos e as técnicas utilizadas por tais docentes, entrelaçando com as questões didático-pedagógicas indispensáveis à sustentabilidade das práticas educativas no contexto do Semiárido baiano. Fundamentada na análise dos discursos, ficou sinalizado que apesar dos mesmos disporem de formações contínuas em serviço, existem várias barreiras a serem superadas, dentre elas, a necessidade de melhores condições de trabalho, remunerações adequadas à formação profissional, reconhecimento da relevância de trabalho integral, entre outras questões elencadas. Além disso, o que se discute muitas vezes na rede, nas formações pedagógicas, não chega a se aproximar da realidade enfrentada por tais profissionais nas suas salas de aulas, em sua maioria, desprovidos de um suporte pedagógico mais efetivo. Portanto, fica nítida a importância de criação de políticas públicas que valorizem a formação de professores visando o favorecimento de suportes metodológicos que primem por melhor ensino e aprendizagem dos discentes na componente curricular Geografia.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 5 n. 7 (2015)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122/106Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:36:00Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/122Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:36Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
title |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
spellingShingle |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa geografia metodologias práticas docentes |
title_short |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
title_full |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
title_fullStr |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
title_sort |
PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA |
author |
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa |
author_facet |
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geografia metodologias práticas docentes |
topic |
geografia metodologias práticas docentes |
description |
O presente artigo discorrerá acerca das dicotomias existentes entre a teoria e prática de professores de Geografia da Rede Pública Municipal de Juazeiro/BA. O objetivo é fazer uma analise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, visando evidenciar as dificuldades encontradas por estes profissionais na sua cotidianidade profissional. Tal pesquisa é oriunda da convivência desta pesquisadora, por mais de dois anos, ministrando Formações Continuadas para docentes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, de cunho bibliográfico e de campo, além de observação sistemática para delineamento do debate sobre os métodos e as técnicas utilizadas por tais docentes, entrelaçando com as questões didático-pedagógicas indispensáveis à sustentabilidade das práticas educativas no contexto do Semiárido baiano. Fundamentada na análise dos discursos, ficou sinalizado que apesar dos mesmos disporem de formações contínuas em serviço, existem várias barreiras a serem superadas, dentre elas, a necessidade de melhores condições de trabalho, remunerações adequadas à formação profissional, reconhecimento da relevância de trabalho integral, entre outras questões elencadas. Além disso, o que se discute muitas vezes na rede, nas formações pedagógicas, não chega a se aproximar da realidade enfrentada por tais profissionais nas suas salas de aulas, em sua maioria, desprovidos de um suporte pedagógico mais efetivo. Portanto, fica nítida a importância de criação de políticas públicas que valorizem a formação de professores visando o favorecimento de suportes metodológicos que primem por melhor ensino e aprendizagem dos discentes na componente curricular Geografia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122/106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 5 n. 7 (2015) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487943454720 |