A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157 |
Resumo: | Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada. |
id |
IE-1_c364db12b92a2e2d3672af285471c938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/157 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docenteEducação em EnfermagemDocente de EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemAnalisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.Instituto ENFservic2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/15710.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 22 (2018); 93-1022358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157/160Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa Barros Branco, Tairo Pereira Lima, Najra Danny Silva Miranda, Robert Herbert da 2022-02-13T16:04:55Zoai:ojs2.recien.com.br:article/157Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T16:04:55Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
title |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
spellingShingle |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem |
title_short |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
title_full |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
title_fullStr |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
title_full_unstemmed |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
title_sort |
A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente |
author |
Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da |
author_facet |
Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa Barros Branco, Tairo Pereira Lima, Najra Danny Silva Miranda, Robert Herbert da |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa Barros Branco, Tairo Pereira Lima, Najra Danny Silva Miranda, Robert Herbert da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa Barros Branco, Tairo Pereira Lima, Najra Danny Silva Miranda, Robert Herbert da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem |
topic |
Educação em Enfermagem Docente de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem |
description |
Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 22 (2018); 93-102 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812202585260032 |