A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria, Rego, Nelson, Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805
Resumo: Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. 
id AGB-SP1_b60f5b73e7fac947f29ced5b44109096
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORESGeografia EscolarFormação Continuada de ProfessoresLinguagensCurrículoPrática Docente em GeografiaEnsino e Aprendizagem em GeografiaGrupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 37-462447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805/689Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Castrogiovanni, Ivaine Maria Tonini, Nelson Rego, Nestor André Kaercherinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastrogiovanni, Antonio CarlosTonini, Ivaine MariaRego, NelsonKaercher, Nestor André2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
title A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
spellingShingle A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
Castrogiovanni, Antonio Carlos
Geografia Escolar
Formação Continuada de Professores
Linguagens
Currículo
Prática Docente em Geografia
Ensino e Aprendizagem em Geografia
title_short A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
title_full A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
title_fullStr A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
title_full_unstemmed A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
title_sort A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES
author Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_facet Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tonini, Ivaine Maria
Rego, Nelson
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
Rego, Nelson
Kaercher, Nestor André
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tonini, Ivaine Maria
Rego, Nelson
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Formação Continuada de Professores
Linguagens
Currículo
Prática Docente em Geografia
Ensino e Aprendizagem em Geografia
topic Geografia Escolar
Formação Continuada de Professores
Linguagens
Currículo
Prática Docente em Geografia
Ensino e Aprendizagem em Geografia
description Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/805/689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 37-46
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014272176128