APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343 |
Resumo: | Neste relato de experiência são comentados aspectos sobre a adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para construir o saber sobre invertebrados marinhos bentônicos de forma aplicada. Considerando o impacto agudo de petróleo que afetou o nordeste brasileiro em 2019, professor e alunos, em comum acordo, elegeram como caso para estudo os impactos do petróleo sobre a fauna marinha bentônica. O professor tutor conduziu as atividades de forma aos discentes perceberem que conteúdos de diversas áreas de conhecimento estão interligados e auxiliariam a resolver o problema. Os estudantes, por sua vez, perceberam a necessidade de aprofundar os estudos sobre diversas teorias relacionadas aos animais bentônicos, para responder sobre a gravidade dos impactos do petróleo utilizando argumentos consistentes. Com a PBL os alunos aprenderam que todo conteúdo, por mais conceitual que pareça, é interdisciplinar e pode ser usado tanto para responder questões acadêmicas quanto atender demandas sociais. |
id |
UNIVASF-1_7173033a163ca1ab35a397b2afc01aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1329 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOSMetodologias AtivasInterdisciplinaridadeZoologiaNeste relato de experiência são comentados aspectos sobre a adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para construir o saber sobre invertebrados marinhos bentônicos de forma aplicada. Considerando o impacto agudo de petróleo que afetou o nordeste brasileiro em 2019, professor e alunos, em comum acordo, elegeram como caso para estudo os impactos do petróleo sobre a fauna marinha bentônica. O professor tutor conduziu as atividades de forma aos discentes perceberem que conteúdos de diversas áreas de conhecimento estão interligados e auxiliariam a resolver o problema. Os estudantes, por sua vez, perceberam a necessidade de aprofundar os estudos sobre diversas teorias relacionadas aos animais bentônicos, para responder sobre a gravidade dos impactos do petróleo utilizando argumentos consistentes. Com a PBL os alunos aprenderam que todo conteúdo, por mais conceitual que pareça, é interdisciplinar e pode ser usado tanto para responder questões acadêmicas quanto atender demandas sociais.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 321-3432177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343/1134Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto Cerqueira, Walter RamosNascimento Batista, RayssaOliveira dos Santos, ValériaLima Barbarino, Jeane dos Santos Quaglio, Gabriel S. Mercês Reis, Paulo Henrique 2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1329Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS Pinto Cerqueira, Walter Ramos Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Zoologia |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS |
author |
Pinto Cerqueira, Walter Ramos |
author_facet |
Pinto Cerqueira, Walter Ramos Nascimento Batista, Rayssa Oliveira dos Santos, Valéria Lima Barbarino, Jeane dos Santos Quaglio, Gabriel S. Mercês Reis, Paulo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento Batista, Rayssa Oliveira dos Santos, Valéria Lima Barbarino, Jeane dos Santos Quaglio, Gabriel S. Mercês Reis, Paulo Henrique |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Cerqueira, Walter Ramos Nascimento Batista, Rayssa Oliveira dos Santos, Valéria Lima Barbarino, Jeane dos Santos Quaglio, Gabriel S. Mercês Reis, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Zoologia |
topic |
Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Zoologia |
description |
Neste relato de experiência são comentados aspectos sobre a adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para construir o saber sobre invertebrados marinhos bentônicos de forma aplicada. Considerando o impacto agudo de petróleo que afetou o nordeste brasileiro em 2019, professor e alunos, em comum acordo, elegeram como caso para estudo os impactos do petróleo sobre a fauna marinha bentônica. O professor tutor conduziu as atividades de forma aos discentes perceberem que conteúdos de diversas áreas de conhecimento estão interligados e auxiliariam a resolver o problema. Os estudantes, por sua vez, perceberam a necessidade de aprofundar os estudos sobre diversas teorias relacionadas aos animais bentônicos, para responder sobre a gravidade dos impactos do petróleo utilizando argumentos consistentes. Com a PBL os alunos aprenderam que todo conteúdo, por mais conceitual que pareça, é interdisciplinar e pode ser usado tanto para responder questões acadêmicas quanto atender demandas sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343/1134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 321-343 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489097936896 |