CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Givanildo da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Débora Cristina Massetto, Maria Aparecida Pereira Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007
Resumo: Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital.  Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.
id UNIVASF-1_7225e099475e559932fef31811c342d0
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1007
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITALTecnologias na EducaçãoFormação de ProfessoresCurrículo. Cultura DigitalEste artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital.  Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 192-2142177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1642https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1276Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Givanildo daDébora Cristina MassettoMaria Aparecida Pereira Viana2024-01-15T19:18:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1007Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:18:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
title CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
spellingShingle CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Silva, Givanildo da
Tecnologias na Educação
Formação de Professores
Currículo. Cultura Digital
title_short CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
title_full CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
title_fullStr CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
title_sort CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
author Silva, Givanildo da
author_facet Silva, Givanildo da
Débora Cristina Massetto
Maria Aparecida Pereira Viana
author_role author
author2 Débora Cristina Massetto
Maria Aparecida Pereira Viana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Givanildo da
Débora Cristina Massetto
Maria Aparecida Pereira Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias na Educação
Formação de Professores
Currículo. Cultura Digital
topic Tecnologias na Educação
Formação de Professores
Currículo. Cultura Digital
description Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital.  Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1642
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1276
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 192-214
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486835109888