CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital. Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital. |
id |
UNIVASF-1_7225e099475e559932fef31811c342d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1007 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITALTecnologias na EducaçãoFormação de ProfessoresCurrículo. Cultura DigitalEste artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital. Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 192-2142177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1642https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1276Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Givanildo daDébora Cristina MassettoMaria Aparecida Pereira Viana2024-01-15T19:18:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1007Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:18:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
title |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
spellingShingle |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL Silva, Givanildo da Tecnologias na Educação Formação de Professores Currículo. Cultura Digital |
title_short |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
title_full |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
title_fullStr |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
title_sort |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL |
author |
Silva, Givanildo da |
author_facet |
Silva, Givanildo da Débora Cristina Massetto Maria Aparecida Pereira Viana |
author_role |
author |
author2 |
Débora Cristina Massetto Maria Aparecida Pereira Viana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Givanildo da Débora Cristina Massetto Maria Aparecida Pereira Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias na Educação Formação de Professores Currículo. Cultura Digital |
topic |
Tecnologias na Educação Formação de Professores Currículo. Cultura Digital |
description |
Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital. Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1642 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007/1276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 192-214 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486835109888 |