As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215904
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_01eb603c7f3a2a5e1e0fac6b66752de6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215904
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Edna Araujo dos Santos deCerny, Roseli ZenMarcon, Karina2020-10-21T21:23:23Z2020-10-21T21:23:23Z369292https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215904Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Esta tese investiga as \"vozes\" dos professores na construção ou na contextualização do currículo na cultura digital, a saber o quanto participam da construção dos currículos oficiais e locais, além do conhecimento que julgam \"poderoso\" constituir em seus cotidianos. Para tanto, foi proposto e mediado um espaço formativo na modalidade a distância com intuito de propiciar um ambiente para estudos e debates sobre os novos preceitos da reforma curricular ancorada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente sobre o lugar do conhecimento e da cultura digital na BNCC, visando compreender os contextos de sua reformulação com ênfase na consideração indissociável do conhecimento no currículo em tempos de cultura digital. A investigação privilegiou uma abordagem dialógica das significações das vozes docentes, uma vez que o problema consiste em procurar compreender de que modo professores constroem um currículo contextualizado de \"conhecimento poderoso\" em tempos de cultura digital e reforma curricular, em um cenário cujos polos estruturantes são a aceitação do currículo prescrito por reforma curricular e, por outro lado, os currículos cotidianos já praticados. Trata-se de um estudo com metodologia permeada pela multirreferencialidade no contexto da cultura digital enquanto postura epistemológica e política que apresenta um caminho da práxis, ou seja, os saberes teóricos articulados aos saberes da ação dos professores em contexto formativo e das experiências dentro da escola. O referencial teórico de currículo, conhecimento e conhecimento poderoso tem como principais autores Young, Goodson, Sacristán, Santomé, Pinar, Lopes e Macedo. A abordagem da cultura digital conta com Castells, Alonso, Feenbarg, Lemos e Lévy e, considerando a abordagem metodológica multirreferencial, trabalha-se também com Ardoíno, Macedo e Martins. Os diálogos e reflexões das significações das vozes docentes foram amparados nos constructos das teorias já citadas por Dussel, Nóvoa, Ponce e Silva. Os eixos centrais dialogados com as significações das vozes dos professores são pautados nestes conceitos centrais, sendo que, em suas falas, demonstram preocupação com a BNCC pela forma em que foi decidida, como está manifestada (ensino por competências) e como está sendo implementada. Reconhecem suas limitações quando se trata da cultura digital e apontam para a dificuldade no que concerne a falta de recursos e outros desafios da docência. Mostraram-se também divididos ao definirem o conhecimento que consideram poderoso a partir do conhecimento curricular, cotidiano e emancipador. Por fim, conclui-se sobre a importância de espaços formativos para que os professores possam dialogar sobre suas dúvidas e anseios acerca da vida docente, já que este, no contexto da tese, mostrou-se como ferramenta viável para articular os conhecimentos advindos dos participantes (professores cursistas e mediadora). Os professores são construtores de currículo no cotidiano e mediadores nos contextos da cultura digital a partir do que consideram poderoso, sejam os conhecimentos provindos do currículo oficial ou as contextualizações que fazem no cotidiano a partir do que julgam precisar e do que acolhem para ensinar.Abstract: The proposal of this thesis is bringing some evidences from the \"voices\" of teachers in the contextualization of the curriculum in digital culture, focused on understand how much they participate in the construction of official and local curricula, and the knowledge they consider \"powerful?\" in their daily lives. For this purpose, a distance-learning course was proposed and mediated in order to provide an environment for studies and discussions about the new precepts of curricular reform proposed by the National Curricular Common Base (BNCC) in Brazil, more specifically focused on the understanding of knowledge and digital culture at BNCC, aiming to understand the contexts of its reformulation with an emphasis on the consideration of knowledge in the curriculum nowadays with digital culture. The investigation resulted on a dialogical approach for the meanings of teachers' voices, since the problem consists in trying to understand how teachers build a contextualized curriculum of \"powerful knowledge\" with digital culture and the curriculum reform, in a scenario whose structuring poles are the acceptance of the curriculum prescribed by curriculum reform and, on the other hand, the daily curricula already practiced. This is a study based on the multireferentiality methodology in the context of digital culture as an epistemological and political posture that presents a path of praxis, it means, the theoretical knowledge articulated with the knowledge of the teachers' action in the formative context and the experiences within the school . The main theoretical references of curriculum, knowledge and powerful knowledge are Young, Goodson, Sacristán, Santomé, Pinar, Lopes and Macedo. Considering digital culture, Castells, Alonso, Feenbarg, Lemos and Lévy and, for the multi-referential methodological approach, we also work with Ardoíno, Macedo and Martins. The dialogues and reflections on the meanings of the teaching voices were supported by the constructs of the theories - already mentioned - and others as Dussel, Nóvoa, Ponce e Silva. The central theme in the meanings of the teachers' voices are guided by these central concepts and, in their speeches, they show concern for the way as BNCC was decided, how it is manifested (teaching by skills) and how it is being implemented. They recognize their limitations when dealing with digital culture and talk about the difficulty regarding the lack of resources among other teaching challenges. They have doubts when defining the knowledge they consider \"powerful knowledge\" from the original curricular, daily ones or emancipatory knowledge. Finally, the thesis concludes on the importance of formative spaces so that teachers can talk about their doubts and concerns about the teaching life, since this demonstrate to be a viable tool to articulate the knowledge coming from the participants (student teachers, participating teachers and mediator). Teachers are curriculum builders in their daily lives and mediators in the contexts of digital culture based on what they consider powerful, it means, the knowledge comes from the official curriculum or the contextualizations they make in their daily lives based on what they think they need and what they are comfortable to teach.211 p.| il., gráfs.por2020EducaçãoProfessoresCultura digitalCurrículosAs vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1485-T.pdfPEED1485-T.pdfapplication/pdf8805323https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215904/-1/PEED1485-T.pdfc65a60a94a4403e68509ee25802e21b8MD5-1123456789/2159042020-10-21 18:23:23.802oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
title As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
spellingShingle As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
Educação
Professores
Cultura digital
Currículos
title_short As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
title_full As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
title_fullStr As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
title_full_unstemmed As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
title_sort As vozes dos professores: contextualização do conhecimento poderoso e do currículo na cultura digital
author Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
author_facet Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edna Araujo dos Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerny, Roseli Zen
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marcon, Karina
contributor_str_mv Cerny, Roseli Zen
Marcon, Karina
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Professores
Cultura digital
Currículos
topic Educação
Professores
Cultura digital
Currículos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:23:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215904
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369292
identifier_str_mv 369292
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 p.| il., gráfs.
dc.publisher.none.fl_str_mv 2020
publisher.none.fl_str_mv 2020
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215904/-1/PEED1485-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c65a60a94a4403e68509ee25802e21b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805384436121600