A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613 |
Resumo: | A gestão escolar como um tema recorrente nas discussões pedagógicas na maioria das vezes se restringe às reflexões e atuações sobre núcleos específicos da escola, como a diretoria e a coordenadoria que paradoxalmente contrasteia com um jargão (ético e moral, ao professarmos) que convencionamos chamar de “gestão democrática”. A ideia de unir o conceito de gestão com o de democracia abre um campo de reflexão, ética e política, muito complexo e muito interessante para quem se propõe pensar alternativas para a educação. Entretanto, o presente artigo busca através de um deslocamento conceitual da filosofia francesa – notadamente com Althusser e Foucault – e a sociologia crítica – sobretudo as análises de Magda Soares –, ressaltar a influência social no interior da escola (portanto, dessa gestão), denunciando um possível caráter reprodutivista e refletir sobre uma possível rede de poder como forma de maior participação e emancipação do espaço escolar. Com isso, uma crítica ao conceito vago de “gestão democrática” tem por intuito reconceituar, ou seja, reconstruir o conceito de forma mais ampla, recusando uma básica e simplista definição de uma gestão tida como um núcleo capaz de criar e dar cumprimento aos projetos políticos-pedagógicos da escola, denunciando, portanto, seu caráter, na realidade, não-democrático. |
id |
UNIVASF-1_834ab414e7b4e2bb94c73baff62c54c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/613 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR.Gestão escolarAutocríticaPoderEmancipaçãoA gestão escolar como um tema recorrente nas discussões pedagógicas na maioria das vezes se restringe às reflexões e atuações sobre núcleos específicos da escola, como a diretoria e a coordenadoria que paradoxalmente contrasteia com um jargão (ético e moral, ao professarmos) que convencionamos chamar de “gestão democrática”. A ideia de unir o conceito de gestão com o de democracia abre um campo de reflexão, ética e política, muito complexo e muito interessante para quem se propõe pensar alternativas para a educação. Entretanto, o presente artigo busca através de um deslocamento conceitual da filosofia francesa – notadamente com Althusser e Foucault – e a sociologia crítica – sobretudo as análises de Magda Soares –, ressaltar a influência social no interior da escola (portanto, dessa gestão), denunciando um possível caráter reprodutivista e refletir sobre uma possível rede de poder como forma de maior participação e emancipação do espaço escolar. Com isso, uma crítica ao conceito vago de “gestão democrática” tem por intuito reconceituar, ou seja, reconstruir o conceito de forma mais ampla, recusando uma básica e simplista definição de uma gestão tida como um núcleo capaz de criar e dar cumprimento aos projetos políticos-pedagógicos da escola, denunciando, portanto, seu caráter, na realidade, não-democrático.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 61-812177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613/853Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Santos, Sérgio2020-11-10T14:43:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/613Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:43:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
title |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
spellingShingle |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. Alves Santos, Sérgio Gestão escolar Autocrítica Poder Emancipação |
title_short |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
title_full |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
title_fullStr |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
title_full_unstemmed |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
title_sort |
A CRÍTICA AO CONCEITO DE “GESTÃO” COMO ESTRATÉGIA PARA A EMANCIPAÇÃO ESCOLAR. |
author |
Alves Santos, Sérgio |
author_facet |
Alves Santos, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Santos, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Autocrítica Poder Emancipação |
topic |
Gestão escolar Autocrítica Poder Emancipação |
description |
A gestão escolar como um tema recorrente nas discussões pedagógicas na maioria das vezes se restringe às reflexões e atuações sobre núcleos específicos da escola, como a diretoria e a coordenadoria que paradoxalmente contrasteia com um jargão (ético e moral, ao professarmos) que convencionamos chamar de “gestão democrática”. A ideia de unir o conceito de gestão com o de democracia abre um campo de reflexão, ética e política, muito complexo e muito interessante para quem se propõe pensar alternativas para a educação. Entretanto, o presente artigo busca através de um deslocamento conceitual da filosofia francesa – notadamente com Althusser e Foucault – e a sociologia crítica – sobretudo as análises de Magda Soares –, ressaltar a influência social no interior da escola (portanto, dessa gestão), denunciando um possível caráter reprodutivista e refletir sobre uma possível rede de poder como forma de maior participação e emancipação do espaço escolar. Com isso, uma crítica ao conceito vago de “gestão democrática” tem por intuito reconceituar, ou seja, reconstruir o conceito de forma mais ampla, recusando uma básica e simplista definição de uma gestão tida como um núcleo capaz de criar e dar cumprimento aos projetos políticos-pedagógicos da escola, denunciando, portanto, seu caráter, na realidade, não-democrático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/613/853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 61-81 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488514928640 |