AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de curso no formato MOOC para formação docente. Para isso foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática por meio de bibliografias publicadas nos portais: Periódico CAPES, Sciencedirect e ERIC – Education Resource, partindo das análises e relato dos resultados de trabalhos selecionados, nas fontes primárias (KITCHENHAM, 2004). Cada vez mais se faz necessário realizar estudos sobre os MOOC para a capacitação docente no intuito de elucidar as práticas efetivas de avaliação de MOOC e as problemáticas por trás do abandono. Nas buscas iniciais nas bases de dados utilizando a string, foram encontrados 1.556 artigos, posteriormente, com o uso de filtros para crivar melhor os resultados, alcançou-se um número total de 10 artigos. Os dez (10) artigos explorados revelam que os cursos MOOC são uma realidade como alternativa para o ensino e aprendizagem embora apresente alguns desafios na superação das dificuldades encontradas. Logo, muitas são os benefícios em sua utilização na educação para a formação de professor. O MOOC é um instrumento que evidencia experiências mediadas pelo uso das tecnologias digitais e que amplia a ideia de espaço de sala de aula. E, por fim, sugere-se para trabalhos futuros, a realização de estudos sobre parâmetros para a avaliação de MOOC, especificamente no que tange ao campo da educação. |
id |
UNIVASF-1_9bfc750d01abb9e0e96ce7a5e9f107f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2494 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAFormação docenteAvaliaçãoMOOCO estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de curso no formato MOOC para formação docente. Para isso foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática por meio de bibliografias publicadas nos portais: Periódico CAPES, Sciencedirect e ERIC – Education Resource, partindo das análises e relato dos resultados de trabalhos selecionados, nas fontes primárias (KITCHENHAM, 2004). Cada vez mais se faz necessário realizar estudos sobre os MOOC para a capacitação docente no intuito de elucidar as práticas efetivas de avaliação de MOOC e as problemáticas por trás do abandono. Nas buscas iniciais nas bases de dados utilizando a string, foram encontrados 1.556 artigos, posteriormente, com o uso de filtros para crivar melhor os resultados, alcançou-se um número total de 10 artigos. Os dez (10) artigos explorados revelam que os cursos MOOC são uma realidade como alternativa para o ensino e aprendizagem embora apresente alguns desafios na superação das dificuldades encontradas. Logo, muitas são os benefícios em sua utilização na educação para a formação de professor. O MOOC é um instrumento que evidencia experiências mediadas pelo uso das tecnologias digitais e que amplia a ideia de espaço de sala de aula. E, por fim, sugere-se para trabalhos futuros, a realização de estudos sobre parâmetros para a avaliação de MOOC, especificamente no que tange ao campo da educação.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494/1575Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Neto, JoãoPrado Pinto, Antônia ClaudiaLima Vasconcelos, Francisco Herbert2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2494Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Ribeiro Neto, João Formação docente Avaliação MOOC |
title_short |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_sort |
AVALIAÇÃO NA QUALIDADE DE CURSO MOOC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
author |
Ribeiro Neto, João |
author_facet |
Ribeiro Neto, João Prado Pinto, Antônia Claudia Lima Vasconcelos, Francisco Herbert |
author_role |
author |
author2 |
Prado Pinto, Antônia Claudia Lima Vasconcelos, Francisco Herbert |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Neto, João Prado Pinto, Antônia Claudia Lima Vasconcelos, Francisco Herbert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Avaliação MOOC |
topic |
Formação docente Avaliação MOOC |
description |
O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de curso no formato MOOC para formação docente. Para isso foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática por meio de bibliografias publicadas nos portais: Periódico CAPES, Sciencedirect e ERIC – Education Resource, partindo das análises e relato dos resultados de trabalhos selecionados, nas fontes primárias (KITCHENHAM, 2004). Cada vez mais se faz necessário realizar estudos sobre os MOOC para a capacitação docente no intuito de elucidar as práticas efetivas de avaliação de MOOC e as problemáticas por trás do abandono. Nas buscas iniciais nas bases de dados utilizando a string, foram encontrados 1.556 artigos, posteriormente, com o uso de filtros para crivar melhor os resultados, alcançou-se um número total de 10 artigos. Os dez (10) artigos explorados revelam que os cursos MOOC são uma realidade como alternativa para o ensino e aprendizagem embora apresente alguns desafios na superação das dificuldades encontradas. Logo, muitas são os benefícios em sua utilização na educação para a formação de professor. O MOOC é um instrumento que evidencia experiências mediadas pelo uso das tecnologias digitais e que amplia a ideia de espaço de sala de aula. E, por fim, sugere-se para trabalhos futuros, a realização de estudos sobre parâmetros para a avaliação de MOOC, especificamente no que tange ao campo da educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2494/1575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487445381120 |