CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553 |
Resumo: | Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar. |
id |
UNIVASF-1_b40bba9740dea6d37ffa54b985fb977a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/553 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIARRepresentações sociaisAvaliação de aprendizagemTécnica de associação livre de palavrasEnsino-Aprendizagem Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 423-4462177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553/370Chalegre de Freitas , Vera Lúcia Couto de Almeida , Natália info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-06T21:29:04Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/553Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-08-06T21:29:04Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
title |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
spellingShingle |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR Chalegre de Freitas , Vera Lúcia Representações sociais Avaliação de aprendizagem Técnica de associação livre de palavras Ensino-Aprendizagem |
title_short |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
title_full |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
title_fullStr |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
title_full_unstemmed |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
title_sort |
CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR |
author |
Chalegre de Freitas , Vera Lúcia |
author_facet |
Chalegre de Freitas , Vera Lúcia Couto de Almeida , Natália |
author_role |
author |
author2 |
Couto de Almeida , Natália |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chalegre de Freitas , Vera Lúcia Couto de Almeida , Natália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Avaliação de aprendizagem Técnica de associação livre de palavras Ensino-Aprendizagem |
topic |
Representações sociais Avaliação de aprendizagem Técnica de associação livre de palavras Ensino-Aprendizagem |
description |
Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 423-446 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488498151424 |