A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403 |
Resumo: | Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES. |
id |
UNIVASF-1_b537fe3b44ffbbf67023af1bcd4c264b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2403 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIAAvaliação externa.Avaliação em larga escala.Banco nacional de itens.Enade.Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/240310.5281/zenodo.11227053Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A02 01-262177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403/1721Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Atair Silva deRoberto, Wanderley dos Santos2024-05-21T13:43:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2403Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
title |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA Sousa, Atair Silva de Avaliação externa. Avaliação em larga escala. Banco nacional de itens. Enade. |
title_short |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
title_full |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
title_sort |
A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA |
author |
Sousa, Atair Silva de |
author_facet |
Sousa, Atair Silva de Roberto, Wanderley dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Roberto, Wanderley dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Atair Silva de Roberto, Wanderley dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa. Avaliação em larga escala. Banco nacional de itens. Enade. |
topic |
Avaliação externa. Avaliação em larga escala. Banco nacional de itens. Enade. |
description |
Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403 10.5281/zenodo.11227053 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.11227053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403/1721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A02 01-26 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487438041088 |