A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Atair Silva de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Roberto, Wanderley dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403
Resumo: Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.
id UNIVASF-1_b537fe3b44ffbbf67023af1bcd4c264b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2403
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIAAvaliação externa.Avaliação em larga escala.Banco nacional de itens.Enade.Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/240310.5281/zenodo.11227053Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A02 01-262177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403/1721Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Atair Silva deRoberto, Wanderley dos Santos2024-05-21T13:43:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2403Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
title A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
spellingShingle A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
Sousa, Atair Silva de
Avaliação externa.
Avaliação em larga escala.
Banco nacional de itens.
Enade.
title_short A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
title_full A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
title_fullStr A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
title_sort A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
author Sousa, Atair Silva de
author_facet Sousa, Atair Silva de
Roberto, Wanderley dos Santos
author_role author
author2 Roberto, Wanderley dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Atair Silva de
Roberto, Wanderley dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa.
Avaliação em larga escala.
Banco nacional de itens.
Enade.
topic Avaliação externa.
Avaliação em larga escala.
Banco nacional de itens.
Enade.
description Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403
10.5281/zenodo.11227053
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.11227053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403/1721
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A02 01-26
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487438041088