POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361 |
Resumo: | Estudo de revisão sistemática, do tipo exploratório, que tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam as políticas brasileiras de avaliação em larga escala, com foco na Educação Básica, no marco temporal de 2002 a 2011. O levantamento foi feito nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e em Tecnologia (Ibict), na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e também nos sítios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os trabalhos foram organizados e analisados por temáticas afins, considerando os objetivos explicitados pelos autores. Somente 3% são estudos de revisão, mas que não abordam especificamente a temática das avaliações externas. Em linhas gerais, aproximadamente 25% das pesquisas propõem ou analisam instrumentos e metodologias para avaliação de larga escala; 9% discutem a regulação dos sistemas via avaliação externa e analisam as consequências das políticas de accountability; 20% analisam o impacto ou desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o sistema de avaliação externa; 33% investigam o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino em avaliações externas e 11% analisam os usos, impactos e implicações dos resultados dos exames em larga escala na dinâmica escolar. Os estudos evidenciaram que, observando o cenário das políticas públicas educacionais do país, é possível afirmar que a máxima “mais avaliação, mais qualidade” vem sendo disseminada, validando o discurso hegemônico do Estado. Em geral, as pesquisas analisadas têm caráter descritivo e estão mais no campo da crítica, sendo pouco propositivas, mas revelam diferentes saberes que precisam ser considerados para o desenvolvimento do campo da avaliação. |
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