TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Reis, Mylton Franklyn
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira Dantas, José Rildo, Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra, de Brito Fernandes, Stenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.
id UNIVASF-1_b5eda1977df8209b5d1b02f858516091
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2389
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASILEnsino de MatemáticaTendênciasLicenciatura em MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389/1587Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Reis, Mylton FranklynOliveira Dantas, José RildoNogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandrade Brito Fernandes, Stenio2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2389Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
title TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
spellingShingle TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
da Silva Reis, Mylton Franklyn
Ensino de Matemática
Tendências
Licenciatura em Matemática
title_short TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
title_full TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
title_fullStr TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
title_sort TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
author da Silva Reis, Mylton Franklyn
author_facet da Silva Reis, Mylton Franklyn
Oliveira Dantas, José Rildo
Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra
de Brito Fernandes, Stenio
author_role author
author2 Oliveira Dantas, José Rildo
Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra
de Brito Fernandes, Stenio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Reis, Mylton Franklyn
Oliveira Dantas, José Rildo
Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra
de Brito Fernandes, Stenio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Tendências
Licenciatura em Matemática
topic Ensino de Matemática
Tendências
Licenciatura em Matemática
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389/1587
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487432798208