IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180 |
Resumo: | Há uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o TBL sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o TBL referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário online com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário online, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras. |
id |
UNIVASF-1_b986b1f369996423da364cd0366b052a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/180 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITALEnsino superiorAprendizagem em equipeMetodologia ativaHá uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o TBL sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o TBL referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário online com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário online, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180/141Ribeiro Barbosa, GuilhermeDantas, Alina BatistaDutra, Guilherme Bezerrilda Fonsêca, Diogo Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:02:32Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/180Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:02:32Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
title |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
spellingShingle |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL Ribeiro Barbosa, Guilherme Ensino superior Aprendizagem em equipe Metodologia ativa |
title_short |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
title_full |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
title_fullStr |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
title_full_unstemmed |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
title_sort |
IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL |
author |
Ribeiro Barbosa, Guilherme |
author_facet |
Ribeiro Barbosa, Guilherme Dantas, Alina Batista Dutra, Guilherme Bezerril da Fonsêca, Diogo Vilar |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Alina Batista Dutra, Guilherme Bezerril da Fonsêca, Diogo Vilar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Barbosa, Guilherme Dantas, Alina Batista Dutra, Guilherme Bezerril da Fonsêca, Diogo Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Aprendizagem em equipe Metodologia ativa |
topic |
Ensino superior Aprendizagem em equipe Metodologia ativa |
description |
Há uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o TBL sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o TBL referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário online com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário online, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487963377664 |