EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO GAME MULTICRAFT NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Mebs, Janice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins Junior, Luiz, Vidal Candido Frozza, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1742
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de especialização em Ciência e Tecnologia de uma Instituição de ensino catarinense, cujo objetivo foi explorar as potencialidades do Game Multicraft no processo de construção do raciocínio geográfico e as transformações espaciais a partir do seguinte problema: Quais são as potencialidades do Game Multicraft que os(as) professores(as) podem explorar na aprendizagem da Geografia Escolar? Em função do objetivo traçado e da questão problema, a metodologia ancorou-se na pesquisa do tipo qualitativa com a abordagem do estudo de caso envolvendo trinta e três estudantes de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental com idade entre onze e treze anos. O lócus da investigação foi uma escola municipal localizada na área periférica do município de Joinville/SC. Para a geração de dados, foi aplicado uma atividade prática “Gamificando os Setores da Economia” utilizando a interface do Game Multicraft e adaptando-a aos conteúdos geográficos, e posterior aplicação de um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os achados da investigação evidenciaram, a princípio, que o uso desse Game no ensino de Geografia contribuiu para uma aprendizagem interativa, colaborativa e criativa. Além do que, o seu uso possibilitou que os/as estudantes obtivessem maior contextualização em relação aos conteúdos e conceitos trabalhados.
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