Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arlete Ramos dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Wesley Amaral, Cruz, Queziane Martins da, Souza, Marizéte Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665
Resumo: Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais.
id UNEB-5_3300f6d0e63e021d2811868a613574b8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/9665
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baianaEnsino remotoFormação docenteTecnologias educacionaisPandemiaEste artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/966510.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 218-2392177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8258https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8295Copyright (c) 2021 Arlete Ramos dos Santos, Wesley Amaral Vieira, Queziane Martins da Cruz, Marizéte Silva Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Arlete Ramos dosVieira, Wesley Amaral Cruz, Queziane Martins daSouza, Marizéte Silva2021-07-27T22:54:59Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9665Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:54:59Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
title Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
spellingShingle Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
Santos, Arlete Ramos dos
Ensino remoto
Formação docente
Tecnologias educacionais
Pandemia
title_short Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
title_full Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
title_fullStr Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
title_full_unstemmed Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
title_sort Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
author Santos, Arlete Ramos dos
author_facet Santos, Arlete Ramos dos
Vieira, Wesley Amaral
Cruz, Queziane Martins da
Souza, Marizéte Silva
author_role author
author2 Vieira, Wesley Amaral
Cruz, Queziane Martins da
Souza, Marizéte Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arlete Ramos dos
Vieira, Wesley Amaral
Cruz, Queziane Martins da
Souza, Marizéte Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Formação docente
Tecnologias educacionais
Pandemia
topic Ensino remoto
Formação docente
Tecnologias educacionais
Pandemia
description Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8258
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8295
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 218-239
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118157733888