Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665 |
Resumo: | Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais. |
id |
UNEB-5_3300f6d0e63e021d2811868a613574b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/9665 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baianaEnsino remotoFormação docenteTecnologias educacionaisPandemiaEste artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/966510.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 218-2392177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8258https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8295Copyright (c) 2021 Arlete Ramos dos Santos, Wesley Amaral Vieira, Queziane Martins da Cruz, Marizéte Silva Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Arlete Ramos dosVieira, Wesley Amaral Cruz, Queziane Martins daSouza, Marizéte Silva2021-07-27T22:54:59Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9665Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:54:59Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
title |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
spellingShingle |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana Santos, Arlete Ramos dos Ensino remoto Formação docente Tecnologias educacionais Pandemia |
title_short |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
title_full |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
title_fullStr |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
title_full_unstemmed |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
title_sort |
Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana |
author |
Santos, Arlete Ramos dos |
author_facet |
Santos, Arlete Ramos dos Vieira, Wesley Amaral Cruz, Queziane Martins da Souza, Marizéte Silva |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Wesley Amaral Cruz, Queziane Martins da Souza, Marizéte Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Arlete Ramos dos Vieira, Wesley Amaral Cruz, Queziane Martins da Souza, Marizéte Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Formação docente Tecnologias educacionais Pandemia |
topic |
Ensino remoto Formação docente Tecnologias educacionais Pandemia |
description |
Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8258 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665/8295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 218-239 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118157733888 |